Sexo: Masturbação faz mal? - Hora

Vers?o mobile

 
 

Falando de Sexo04/07/2014 | 07h53Atualizada em 04/07/2014 | 12h08

Sexo: Masturbação faz mal?

Lucia Pesca e Andréa Alves respondem a dúvidas dos leitores! Envie as suas perguntas

Lucia Pesca e Andréa Alves

falandodesexo@horasc.com.br

Tenho 25 anos, sou um rapaz solteiro, não tenho e nunca tive namorada. Sou tímido. Há pouco tempo, passei a ter interesse em ver pornografias e em me masturbar. Isso é saudável ou prejudicial? Pode diminuir o desejo de ter uma mulher? Pode atrapalhar uma futura relação afetiva a dois? Obrigado pela atenção! Essa resposta me ajudará! Abraço.

>> Leia todas as perguntas da coluna Falando Sobre Sexo

Caro leitor, sempre dizemos que masturbação é fazer amor consigo mesmo. É uma forma de cuidar da autoestima! É uma forma importante de autoconhecimento do seu prazer. Tudo isso trará benefícios físicos e psicológicos, só que do ponto de vista da troca afetiva não será a mesma coisa! Na relação a dois existe o " ser desejado e o desejar", que influencia muito o prazer e a intensidade do mesmo. Então, os benefícios não serão os mesmos.

É importante manter uma atividade sexual, pois nossos hormônios funcionam de acordo com a estimulação. A masturbação pode tornar- se ruim se deixamos de fazer outras atividades em função da prática. Quando temos um relacionamento, temos a interação, a troca, o toque, a via de duas mãos presente! E se a timidez te atrapalha, busque uma psicoterapia!

Escreva para o Falando de Sexo: falandodesexo@horasc.com.br ou Avenida Rodovia SC- 401, 4190, Torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis/ SC. CEP 88032- 005

HORA DE SANTA CATARINA

 
Hora de Santa Catarina
Busca