Coqueiros e Itaguaçu terão o 1º Tour guiado da região continental de Florianópolis - Hora

Versão mobile

Passeio22/09/2016 | 17h42Atualizada em 22/09/2016 | 18h40

Coqueiros e Itaguaçu terão o 1º Tour guiado da região continental de Florianópolis

O roteiro inicia perto do antigo trapiche, inclui um debate em torno do edifício Normandia e passa pelo Salão das Bruxas

Coqueiros e Itaguaçu terão o 1º Tour guiado da região continental de Florianópolis Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Salão das Bruxas Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Os concorridos balneários de elite nos anos 1960, o primeiro prédio do continente e ícone do modernismo, as lendas de Franklin Cascaes e alguns causos curiosos lembrados por moradores compõem o primeiro tour guiado da região continental de Florianópolis

O grupo sairá neste sábado às 17h do Coza Bar, na Praia do Meio, em Coqueiros. Após cerca de 2 km e 1h30min de caminhada, o tour termina no mesmo local, com direito a degustação da cerveja IPA Floripa da Cozalinda, que também está sendo lançada nesta data.

O roteiro inicia perto do antigo trapiche, hoje interditado. Inclui um rápido debate em torno do edifício Normandia, marco do Modernismo no continente e em Florianópolis no início dos anos 1960. A ideia também é que o grupo reflita sobre patrimônio, restauro e viabilidade dessas ações.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Para elaborar o tour, o jornalista e Guia de Turismo Rodrigo Stüpp conversou com moradores e ouviu algumas histórias de moradores atuais e antigos. Uma delas foi contada pelo colunista Cacau Menezes, que passou a infância no bairro. O pai dele, Manoel de Menezes, construiu o lendário bar Arrastão. Outro morador ouvido foi José Rui Cabral, que cresceu no bairro. O pai, empreiteiro, construiu o edifício Normandia e foi responsável pelo asfaltamento da orla.

O tour segue pelo calçadão apresentando questões como pesca artesanal, mata atlântica e história dos nomes das praias. Há também uma parada prevista na Fundação Hassis, que homenageia um dos maiores artistas plásticos da história de Santa Catarina. A caminhada vai até o início da praia das Palmeiras, no famoso ¿Salão de Festa das Bruxas¿, onde Franklin Cascaes, é lembrado por sua obra que valoriza os costumes e lendas de Florianópolis.

Batizado de ¿Coza Nossa¿, o roteiro valoriza uma região praticamente esquecida pelos roteiros turísticos tradicionais, apesar de sua riqueza histórica, cultural e gastronômica. 

Os tour serão mensais, (no segundo sábado de cada mês) sempre aos finais de semana em horários de saída às 17h. Outros horários poderão ser contratados sob consulta.

O QUÊ: Tour Guiado por Coqueiros e Itaguaçu

COMO: Caminhada de quase 2 km com cerca de 1h30min de duração contando a história dobairro e da região

QUANDO: Sábado, 24 de setembro, às 17h (chegar com 15 min de antecedência)

QUANTO: R$ 20, com direito a um chope IPA Floripa 300 ml da Cervejaria Cozalinda no finaldo passeio

INFORMAÇÕES E RESERVAS: (48) 88429117 com Rodrigo Stüpp ou pelo Facebook do Guia Manezinho

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros