Florianópolis recebe mostra de cinema espanhol a partir desta quinta-feira  - Hora

Versão mobile

Agende-se08/09/2016 | 08h43

Florianópolis recebe mostra de cinema espanhol a partir desta quinta-feira 

Cinco longas produzidos no país em 2014 estão em cartaz na Fundação Badesc até o dia 14

Florianópolis recebe mostra de cinema espanhol a partir desta quinta-feira  Atipica Films/Divulgação
A estreia da Mostra fica com Pecados Antigos, Longas Sombras, do diretor Alberto Rodríguez Foto: Atipica Films / Divulgação

Filmes mais pessoais, temáticas heterogêneas, formatos plurais e um produto final cuidadoso marcam a recente produção cinematográfica da Espanha pós-crise. A partir desta quinta-feira (8), cinco longas produzidos no país em 2014 estão em cartaz no Cineclube da Fundação Cultural Badesc. A seleção integra a Mostra Cinema Atual Espanhol, uma parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil.

Kleber Mendonça Filho fala sobre polêmicas de "Aquarius"
"Aquarius" leva 50 mil pessoas ao cinema no fim de semana de estreia
Segunda temporada de "Narcos" mostra fim do reinado de Pablo Escobar

As produções, de gêneros que vão de policial a drama fantástico, destacam pontos em comum entre a Espanha e o Brasil, mostrando como ambos os países compartilham os seus valores. A estreia da Mostra fica com Pecados Antigos, Longas Sombras, do diretor Alberto Rodríguez, que foi vencedor de 10 prêmios Goya em 2015, a mais importante distinção do cinema espanhol – incluindo melhor filme, diretor, ator (Javier Gutiérrez) e atriz (Nerea Barros). O thriller dramático traz a história de dois detetives de personalidades distintas que investigam o desaparecimento de adolescentes em um vilarejo da Andaluzia e acabam descobrindo uma série de crimes.

Todos Estão Mortos, de Beatriz Sanchís, é estrelado pela atriz Elena Anaya (que também protagonizou A Pele que Habito). Desta vez, ela interpreta uma jovem mãe que participa de um ritual no Dia dos Mortos e ressuscita um amigo morto há anos. Já na produção francoespanhola Linda Juventude, um casal em dificuldades financeiras na Espanha contemporânea decide participar de um filme pornô para conseguir dinheiro, mostrando um retrato da primeira geração em décadas a ter que lidar com uma crise econômica dessa proporção. Os jovens acabam tendo a vida transformada após o nascimento da primeira filha. Ingrid García Jonsson, que interpreta Natalia, foi indicada ao Goya em 2014 na categoria melhor atriz revelação.

Ártico, de Gabriel Velázquez, é uma homenagem ao chamado "cine quinqui" dos anos 80, gênero que narra aventuras de jovens deliquentes que ficaram conhecidos graças ao crime. O filme traz a história de Simón e Jota, dois amigos trambiqueiros, e chamou a atenção da crítica por sua fotografia assinada por David Azcano.

A Mostra termina na quarta-feira (14) com exibição de Flores, de Jon Garaño e José Mari Goenada. No drama, uma mulher descontente com sua vida começa a receber flores toda a semana, de um remetente anônimo. Rodado em língua basca, o filme foi a primeira produção no idioma a representar a Espanha na pré-seleção ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2016.

Leia as últimas notícias de cinema

Agende-se
O quê: Mostra Cinema Atual Espanhol
Quando: quinta (8) e sexta-feira (9) e de segunda (12) a quarta-feira (14), sempre às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita 
Informações: (48) 3224-8846

 

Siga npdalingua no Twitter

  • npdalingua

    npdalingua

    Na Ponta da LínguaE aí o @zcloficial resolve postar foto sem camisa... Só digo uma coisa... Tá longe de ser o #Zulu 😒 #npdl… https://t.co/gfxOTBcNrxhá 1 diaRetweet
  • npdalingua

    npdalingua

    Na Ponta da LínguaVai rolar uma "pegada made in roça" na @Fields_sc 😍 Mazahh, Loubet, tu não fica fazendo propaganda se não for entre… https://t.co/9j8n6OHJVuhá 1 diaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros