Além do luxo: jovens arquitetos promovem ações de arte paralelas à exposição de Gaudí - Hora

Versão mobile

Em Florianópolis11/10/2016 | 06h04Atualizada em 11/10/2016 | 11h27

Além do luxo: jovens arquitetos promovem ações de arte paralelas à exposição de Gaudí

Circuito de mostras, performances e até visitas guiadas por três casas com projeto arquitetônico inusitado estão na programação que segue até o final de outubro

Além do luxo: jovens arquitetos promovem ações de arte paralelas à exposição de Gaudí Betina Humeres/Agencia RBS
Jovens in´spirados: da esquerda para direita, Lucas Reitz, Julia De Faveri, Gabriela Favero e Camilla Ghisleni, da organização, e as arquitetas Gabriela Almeida, Gabriela Fóes e Fabiana Heidemann da mostra Arcos e Bilros Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Um país que ergueu Brasília, patrimônio cultural da humanidade, apenas a partir de 2010 passou a considerar arquitetura e urbanismo como expressão artística e cultural. Ainda há uma longa jornada para que essa atividade seja entendida como parte importante da cena cultural do Brasil e como identidade da nação. Por isso pensar a arquitetura para além da ideia do luxo e da organização de interiores é desafiador. Diante disso, um grupo de jovens arquitetos de Florianópolis, inspirados na exposição Gaudí, Barcelona 1900, em cartaz até o final do mês na Capital, está promovendo uma série de ações paralelas para refletir sobre a dimensão social do ofício.

Se a arte é um fenômeno de aproximação entre pessoas, eles organizaram um circuito de exposições, instalações ao ar livre, performances, visitas guiadas e cursos que transitam entre a arquitetura e as artes batizado Paralela: além de Gaudí, aqui. Os arquitetos Lucas Reitz e dos escritórios Bloco B, Loto, todos com menos de 30 anos e ideias fervilhantes na cabeça, provocaram outros escritórios, coletivos e artistas a discutir a atividade e promover uma aproximação da população com a nova geração de profissionais.

A ideia é que, a partir do fantástico da obra de Gaudí, seja possível refletir sobre o potencial da arquitetura de Santa Catarina e onde e como é possível encontrar, nas criações locais, o fantástico catarinense.

Clique nos ícones do mapa para ver a programação em cada ponto da cidade:

— É uma troca de modelos. Em Florianópolis o que se sobressai é a arquitetura de interiores e de luxo. E essa nova visão quer debater esse modelo, que não é sustentável. Já tinha vindo para Florianópolis a exposição de Joan Miró. E agora é Gaudí, que chegou num formato fechado, europeu. Nossa intenção é lançar olhar para o fator ¿fantástico¿ da obra dele. Não místico, mas de ousadia estrutural — afirma o arquiteto Lucas Reitz, 26 anos.

Com a vinda das obras e projetos de Gaudí, eles viram a potencialidade da arquitetura ao ser representada em mostra num importante museu de artes, já que historicamente o ofício é vinculado à engenharia. Um exemplo é que há apenas quatro anos os arquitetos têm um conselho para chamar de seu — até então a categoria dividia a autarquia com engenheiros. 

— A ideia é melhorar o debate sobre arquitetura na cidade. É importante abrir a cabeça para receber novas ideias. Acho que é o início de algo muito importante — diz a arquiteta Gabriela Favero, 27 anos.

Para Camila Gerisleni, 27 anos, o mais urgente é mostrar que arquitetura não está fechada no escritório. Está conectada com as artes, com a paisagem e em constante transformação.

Andar a pé em Paris é bom, já no Brasil...

Se o que está na pauta é a dimensão social da arquitetura, não apenas a comercial, esse grupo de profissionais questiona por que as pessoas acham bonito caminhar pelas ruas sem carros e com prédios baixos de Paris e consideram cool andar de transporte público pela Europa, mas na hora de agir assim localmente... bem, ninguém quer deixar o carro em casa.

Exposição Arcos e Bilros é uma releitura dos estudos estruturais de Gaudí das arquitetas Gabriela Fóes, Gabriela Almeida e Fabiana Heidemann no Pub Burguer, em Santo Antônio de Lisboa Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

— E afinal, muita gente acha que arquitetura é coisa de rico. Mas é o arquiteto que te ajudar a economizar. Representa 1% do valor da obra, mas é um por cento que vai valorizar o projeto — diz a arquiteta Julia de Fáveri.

AGENDE-SE

|| Arquiteturas Fantásticas
Visitas guiadas de três obras arquitetônicas de Florianópolis com a Bloco B Arquitetura

15 de outubro - casa Gaudí  (Praia Brava)
22 de outubro - casa Solidão (Praia da Solidão)
29 de outubro - casa Liana Brandão  (Lagoa da Conceição)

|| Biorealismo 
Exposição documental, com LOTO Arquitetura e Helicoidal
Quando: até 30/11
Onde: escritório LOTO arquitetura (Rua João Pinto, 188, 3º andar, Centro, Florianópolis)

|| Arcos e Bilros
Intervenção e  releitura dos estudos estruturais de Gaudí, das arquitetas Gabriela Fóes, Gabriela Almeida e Fabiana Heidemann
Quando: até 30/10
Onde: Pub Burguer  (Santo Antônio de Lisboa)

|| Oficina de Escultura
Do Parque Guell ao Parque Ecológico - oficinas para criação de obras de Gaudí, com Adamá Bio Arquitetura
Quando: 22/10 (oficina 2)
Onde: Parque Ecológico do Córrego Grande

|| Exposição Gráfica
Cinco artes gráficas relacionadas a arquitetura do Gaudí com o que aconteceu no Brasil na virada do século 20, com o Coletivo P.R.A.I.A
Quando: a partir de 5/10
Onde: Santo Antônio de Lisboa e cinco locais a confirmar 

|| Palco Fantástico
Intervenção urbana qe conta a história do teatro em Florianópolis, com URBE Ateliê de Arquitetura
Quando: até 30/10 - Para o dia 29/10 está prevista uma intervenção no Centro da Capital
Onde: Ateliê URBE

|| Semeando Natureza - Cultivando Inspiração
Oficina de criatividade, troca de mudas e distribuição de sementes, com Ateliê Giz de Terra
21/10 - Distribuição de sementes em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis
22/10 - Distribuição de sementes no Centrinho da Lagoa da Conceição
23/10 - Oficina de criatividade em local a definir.

Leia também
Prêmio Catarinense de Cinema: divulgados os vencedores da Etapa de Avaliação
Rodrigo de Haro abre exposição de inéditas em Florianópolis

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros