CIC recebe neste final de semana mostra de cinema eslovaco - Hora

Versão mobile

cultura21/10/2016 | 13h42Atualizada em 21/10/2016 | 13h42

CIC recebe neste final de semana mostra de cinema eslovaco

Comitiva de cineastas da Eslováquia participa do encontro, que terá também instalação audiovisual e show de música

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Além de abrigar o Lagoa Surfe Arte, com filmes relacionados ao surfe, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, recebe outra mostra de cinema: a partir desta sexta, ocorre no Museu da Imagem e do Som (Mis) a  Slovak Visual – Mostra de Cinema Eslovaco.

 A sala principal do MIS acolherá uma instalação audiovisual eslovaca e a exibição de curtas e longas nesta sexta e sábado (veja programação abaixo). No domingo, dois longas serão exibidos no cinema do CIC. Após cada sessão haverá debates, com curadores e cineastas do país europeu, encabeçada por Eva Krisková e Eva Pa.

Além de Florianópolis, só o Rio de Janeiro e Porto Alegre recebem a mostra. No sábado, será promovido um encontro musical experimental após as sessões e debates, com projeções do Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting) e jam session experimental.

Confira a programação:
Dia 21 de outubro (sexta-feira)
19h30
O Pequeno Polegar e os Bacilos (JankoHra¿ko a bacily), Direção:  Viktor Kubal. Duração: 7 min. Ano: 1974. Sinopse: História na qual o Pequeno Polegar salvou pessoas do vírus da gripe.

Contatos (Kontakty), 
direção: Jaroslava Havettová. Duração: 12 min. Ano: 1980. Sinopse: Sobre as fraquezas das pessoas, interesses e paixões, através do relacionamento entre as coisas. 

O Guarda-chuva (Dá¿dnik), 
Direção: Ondrej Slivka, Duração: 5 min. Ano: 1984. Sinopse: Sobre um inventor, que pretende patentear sua invenção. 

Cocoricó (Ki-ki-ri-kí), 
Direção: Franti¿ek Juri¿i¿Duração: 8 min. Ano: 1985. Sinopse: Comédia de marionetes sobre o dorminhoco, que perturba o incansável galo. 

O Bebê no Banco (Bábätko v banke), 
Direção: Vladimír Malík. Duração: 6 min. Ano: 1988. Sinopse: Aventuras de um bebê no banco. 

21h 
Documentário:  66 Seasons (66 Temporadas/ 66 sezón), roteiro e direção: Peter Kerekes. Duração: 86 min. Ano: 2003. Sinopse: No ano de 1936, foi aberta a piscina pública de Ko¿ice. Foi construída pelo arquiteto Hugo Barkány. Deu às pessoas a ilusão de um mar. A piscina proporcionou intimidade às pessoas seminuas. Era o lugar para encontros inesperados, era um organismo pulsando em seu próprio tempo.

Dia 22 de outubro (sábado)
20h30 
Arsy Versy (Arsyversy). Direção: Miro Remo. Duração: 23 min. Ano: 2009. Sinopse: o filme é sobre a vida de uma mãe e seu filho ¿ubo¿, o qual virou o mundo de pernas para o ar.  ¿ubo¿ fugiu do mundo das pessoas, para viver em simbiose com a natureza, voou para um planeta onde vivem somente borboletas.

Pandas (Pandy), 
Direção: Matú¿ Vizár. Duração: 11 min. Ano: 2013. Sinopse: Do jogo da evolução sobre descendentes passíveis de sobrevivência, surgem espécies cujo destino, herdado de seus antepassados, é questionável. O filme Pandas é a história das espécies mais valiosas, adorável símbolo preto e branco do mercantilismo. 

Gêmeos (Twins), 
Direção: Peter Budinský. Duração: 6 min. Ano: 2011. Sinopse: Gêmeos siameses lutam não somente no ringue, mas também fora dele. Por causa de sua deficiência, precisam juntos superar as trapalhadas na vida pessoal e social, cada um de uma perspectiva diferente. 

Na Fila (V rade), Direção: Kamila Ku¿íková, Duração: 4 min. Ano: 2014. Sinopse: A tediosa espera em filas nem sempre será recompensada. 

25km², 
Direção: Jana Mináriková. Duração: 12 min. Ano: 2011. Sinopse: Milagres e fenômenos sobrenaturais estão acontecendo no mundo todo. Na Eslováquia, por exemplo, há um homem que pega relâmpagos em máquinas especiais, que ele mesmo construiu. 

Dia 23 de outubro (domingo):
17h - Made in Ash (Feito em A¿/A¿ do mestaA¿). Drama. Direção: IvetaGrófová. Duração: 80 min.Ano: 2012. Sinopse: Depois de sua formatura, Dorotka deixa sua terra natal, a Eslováquia, para trabalhar na cidade tcheca de A¿, onde é confrontada com o mundo da periferia, cheio de costureiras cansadas, aguardando a chegada de seus príncipes vindos da Alemanha próxima. O filme mostra fielmente a realidade e ambiente autêntico, que, na verdade, define a motivação das garotas para decisões mais duras na vida, as quais superficialmente podem parecer imorais. Haverá debate após a exibição do filme. 

20h30min - The Cleaner 
(O Limpador/¿isti¿). Drama. Direção: Peter Bebjak. Duração: 94 min. Ano: 2015. Sinopse: Como funcionário de uma agência funerária, Tomá¿ vive de limpar lugares, onde pessoas ou animais faleceram. Seus dias estereotipados são perturbados pelo seu novo hobby, o qual descobre quando se vê obrigado a ficar escondido na casa de seus clientes, mesmo depois de ter terminado o trabalho. Tomá¿ começa a acompanhar secretamente a vida dos sobreviventes, diretamente de suas casas. 

Agende-se 
O quê: Slovak Visual
Quando: de 21 a 23 de outubro, horários variados
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2650Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/207936739635322/

 

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros