Bailarinos e personagens fazem visita ao Hospital Infantil de Joinville - Hora

Versão mobile

Dança01/11/2016 | 18h34

Bailarinos e personagens fazem visita ao Hospital Infantil de Joinville

Ação ocorreu nesta terça-feira, como evento paralelo da 4ª Mostra de Dança Infantil, que ocorre de 3 a 6 de novembro

Bailarinos e personagens fazem visita ao Hospital Infantil de Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
A menina Harumi, dez anos, ama dança e aproveitou para assistir a apresentações da porta do quarto Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

A tarde de terça-feira de Harumi Santos Rosa prometia ser bem normal para uma menina de dez anos. Pelo menos, o quanto era possível a normalidade de uma tarde internada na ala de oncologia do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville: ela passaria assistindo à TV, lendo gibis e conversando com as enfermeiras do balcão em frente ao quarto.

No entanto, logo depois das 14 horas, ela recebeu visitas inesperadas: Pato Donald, Margarida, Homem-aranha, um palhaço e dois casais de bailarinos apareceram bem na hora do café. Eles faziam parte da ação de contrapartida social do Projeto A Noite é uma Criança - Mostra de Dança Infantil de Joinville, que ocorre pelo quarto ano na cidade, entre os dias 3 e 6 de novembro.

Harumi provavelmente adoraria assistir às crianças com idades de quatro a 14 anos em suas apresentações de dança durante a mostra, no Teatro Juarez Machado. Quem sabe, até mostrar o que sabe: ela fez aulas de balé dos quatro aos oito anos, mas precisou parar depois que descobriu um tipo de câncer no sistema nervoso central e não podia correr o risco de machucar a coluna. Por isso, mesmo com outros personagens fantásticos indo dizer olá para a menina, os olhos dela brilharam mesmo quando viu as bailarinas Mayara Viçoso e Letícia Olegário, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil.
— Ela faz tratamento aqui desde os quatro anos, quando descobrimos a leucemia. Já chegamos a ficar três meses direto no hospital e é sofrido, mas tem estes momentos de alegria. Os voluntários são um sonho — conta a mãe, Lilian Miranda Santos Rosa.

Na terça-feira, Raijane Santos da Silva estava irreconhecível dentro de uma fantasia de Margarida, mas no dia a dia é o papel de bailarina do Grupo Fernando Lima AZ Arte que ela cumpre. A atuação como voluntária na ação do A Noite é uma Criança dentro do Hospital Infantil ocorre todos os anos, desde a primeira edição, e ela sempre vai embora com a sensação de renovação e gratidão pelos sorrisos recebidos. Fazer parte da felicidade de crianças como Harumi tornam o projeto ainda mais especial.

— Espero que ela nunca desista da dança e saiba que é mais forte do que a doença. Que esta experiência só faça aumentar a vontade de querer mais — afirmou a bailarina.

Mostra reúne crianças e adolescentes

Neste ano, a Mostra de Dança Infantil aumentou em relação à do ano passado: serão quatro dias de apresentações e mais de mil bailarinos. Serão apresentadas 126 coreografias de 40 grupos inscritos, além da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Os jovens estudantes de dança participam nas categorias baby (quatro a seis anos), infantil (sete a 11 anos) e infantojuvenil (12 a 14 anos), com coreografias de danças populares, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado.

Os grupos participantes vêm de cidades de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. O gênero estilo livre foi o campeão de inscrições da Mostra de Dança, totalizando 36 coreografias. Não há competição entre os grupos, já que a intenção é garantir a experiência de palco para as crianças e incentivar a evolução das produções.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abre as duas primeiras noites com alunos de 3ª a 5ª série, que apresentam as coreografias Brincando de Carimbó, do professor e coreógrafo Jessé Cruz; e Frever, do professor e coreógrafo Artur Garcez.

Agende-se:

O QUÊ: A Noite é uma Criança - 4ª Mostra de Dança Infantil.
QUANDO: de 3 a 6 de novembro. Dias 3 e 4, às 19h30; e dias 5 e 6, às 16h30 e às 19h30.
ONDE: Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen, na avenida José Vieira, 315).
QUANTO: R$ 30 (preço promocional até 2 de novembro). Nos dias das apresentações, eles custarão R$ 40 (inteira), com meia-entrada para estudantes, professores da rede pública, idosos e clientes da Caixa. Os ingressos estão à venda pelo site Ticket Center e na Loja Capezio (rua Rolf Colin, 60).

 

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Festival de Dança 29/07/2014 | 10h48

Confira o resultado da audição da Escola do Teatro Bolshoi

Quinze candidatos foram selecionados para ingressar na única filial do famoso balé fora da Rússia

Sonho realizado 20/10/2013 | 19h02

Escola Bolshoi divulga lista de bailarinos aprovados em seletiva

594 crianças passaram pela seletiva deste fim de semana em Joinville

Busca pelo sonho 24/07/2013 | 18h19

Audição do Bolshoi reúne 444 candidatos de 23 estados brasileiros em Joinville

Em busca da profissionalização, bailarinos tentam vaga na única filial do balé russo

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros