Do fundo do baú: livro reúne textos antigos do tradicional Teatro Biriba - Hora

Memórias do Teatro Popular13/12/2016 | 11h12Atualizada em 13/12/2016 | 11h30

Do fundo do baú: livro reúne textos antigos do tradicional Teatro Biriba

Gláucia Grigolo e Renato Turnes lançam coletânea com os textos dramáticos da mais importante companhia de teatro popular de Santa Catarina e uma das mais lendárias do Brasil. Lançamento é nesta terça

Do fundo do baú: livro reúne textos antigos do tradicional Teatro Biriba Arquivo Pessoal/Reprodução
Reprodução do drama "Lágrimas de Maria" Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

O primeiro volume de uma série de publicações sobre o acervo do Teatro Biriba, a mais importante companhia de teatro popular de Santa Catarina e uma das mais tradicionais do país, será lançado nesta terça-feira em Florianópolis. O livro O Baú do Biriba – Dramas (Editora Letras Contemporâneas) é fruto da pesquisa dos atores Gláucia Grigolo e Renato Turnes. A sessão de autógrafos será a partir das 19h30min  no Tralharia Antique Café Bar, no Centro.

A obra faz parte de um projeto de publicações dos textos de circo-teatro do acervo da companhia teatral catarinense. O primeiro é dedicado a uma seleção de melodramas encontrados no baú de textos antigos mantido pelo grupo e que passaram por restauração e conservação a partir de 2011. A ideia do projeto é difundir a história e a memória do circo-teatro por meio de sua dramaturgia, enfatizando a importância e legitimidade dessa manifestação cultural brasileira. Segundo os autores, o drama de circo-teatro é um gênero hoje ameaçado de extinção.

Há mais de 40 anos o Teatro Biriba leva seus dramas e comédias para as cidades do interior do Estado, cumprindo um importante papel na formação cultural das plateias afastadas dos grandes centros. Foi fundado em 1970 por Geraldo Passos, o Palhaço Biriba, em Tangará, no Oeste do Estado. Até hoje o legado de Biriba é levado adiante por duas companhias irmãs com autonomia artística e administrativa, ambas herdeiras diretas e mantenedoras da tradição do circo-teatro.

A família Biriba ainda hoje leva teatro popular para o interior de Santa Catarina Foto: Famíia Biriba / Divulgação

Uma delas é liderada por Geraldinho, o filho mais velho de Geraldo Passos, que assumiu o nome do palhaço criado pelo pai. A outra era gerenciada pela irmã de Passos até sua morte, em 2013. Cidinha é a mãe de Franco Adriano, o palhaço Biribinha, de Janaína Passos e de César Passos, hoje os artistas principais e administradores do Teatro Biriba.

Cidinha Passos, irmã de Geraldo Passos, o Palhaço Biriba Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Pesquisa começou em 2007

O primeiro encontro de Gláucia Grigolo e Renato Turnes com a companhia do Biribinha ocorreu em 2007, durante a gravação de um programa de TV sobre o grupo. No ano seguinte, os atores foram contemplados com a Bolsa Funarte de Incentivo à Pesquisa da Arte Circense para a realização de um documentário sobre a vida nômade da companhia. Em 2009, com o apoio do Prêmio Cinemateca Catarinense, os artistas dirigiram um novo documentário sobre a companhia em comemoração ao aniversário de 40 anos de sua fundação, o É Bucha!

Durante as gravações, Grigolo e Turnes viram nos bastidores, pela primeira vez, o baú de madeira vermelho que guardava um tesouro: o Baú do Biriba, com cerca de 200 textos antigos. A partir de 2011 os artistas começaram a restauração de um conjunto de 27 volumes contendo 29 textos, com apoio da especialista em restauração e conservação de documentos gráficos Kézia Lenderly.

Raridade: o baú de Biriba com antigos textos manuscritos encontrado pelos atores Foto: Renato Turnes e Gláucia Grigolo / Divulgação

Todos os textos foram digitalizados, copiados em volumes simples para uso da companhia e entregues de volta aos seus donos, restaurados e encadernados. Para o livro O Baú do Biriba – Dramas, foram selecionados textos que representam práticas comuns da época de seu apogeu, como adaptações de filmes, romances ou radionovelas, e chamam atenção pela raridade e originalidade. Os organizadores pretendem lançar novos volumes com seleções de comédias, infantis e textos religiosos.

O Baú do Biriba – Dramas. Organização: Gláucia Grígolo e Renato Turnes. Editora: Letras Contemporâneas. R$ 300 págs. R$ 30

Agende-se

O quê: lançamento do livro O Baú do Biriba – Dramas, organizado por Gláucia Grígolo e Renato Turnes. Será exibido também o doc É Bucha! 40 anos do Teatro Biriba
Quando: terça-feira, 19h30min
Onde: Tralharia Bar Antique Café (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Leia também
Filho de Jango relembra em livro as histórias do exílio no Uruguai 
6 eventos para curtir nesta semana em Santa Catarina

 
 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros