Lançamentos de livros de poesia, arte e fotografia movimentam o mês de dezembro em Florianópolis - Hora

Versão mobile

Fim de ano literário08/12/2016 | 14h14Atualizada em 08/12/2016 | 14h14

Lançamentos de livros de poesia, arte e fotografia movimentam o mês de dezembro em Florianópolis

Entre quinta e a próxima semana, eventos literários promovem encontros com escritores, entre eles  João Vicente Goulart  — filho do ex-presidente Jango

Lançamentos de livros de poesia, arte e fotografia movimentam o mês de dezembro em Florianópolis Família Biriba/Divulgação
"O Baú do Biriba ¿ Dramas", de Gláucia Grigolo e Renato Turnes, conta a história da Família Biriba, a mais importante companhia de teatro popular de Santa Catarina Foto: Família Biriba / Divulgação

Final de ano, como praxe, é a melhor e mais produtiva temporada para lançamentos de livros. Em Florianópolis, a partir desta quinta-feira a agenda cultural está ocupada com eventos literários, que são oportunidades para conhecer e conversar com os autores.

Confira a lista de lançamentos

|| Mistérios Perenes, de Álvaro Wandelli Filho e ilustrações de Rodrigo de Haro

O desembargador aposentado e escritor Álvaro Wandelli Filho lança nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc a obra Mistérios Perenes (Editora Epigrama), seu segundo livro de poesias. O artista Rodrigo de Haro assina a capa e interpretou os poemas em imagens. O evento terá recital.

Foto: Reprodução / Reprodução

— Mistérios Perenes diz a respeito sobre um desconhecido que há dentro de cada um de nós. No templo de Delfos na Grécia Antiga está escrito `Conhece a ti mesmo¿. É o que tem servido de norte para o buscador conhecer aquilo que é de sublime e bom para a vida. É uma espécie de mestre interior a casa ser humano —declara o autor, que escreve versos desde quando ainda era um jovem acadêmico de Direito da UFSC. R$ 30

Quinta (8), às 19h
Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)

|| beba poesia, de Cláudio Schuster

O jornalista e poeta Cláudio Schuster lança na sexta-feira, no Tralharia Antique Café Bar, e sábado, na Feira de Artes de Florianópolis (FAF), o livro beba poesia (Editora Insular)A obra reúne 149 poemas, entre inéditos e selecionados dos livros crime perfeito (publicação do autor - 1994), risco (publicação do autor - 1997) e bluz (editora Blocos - 1999). Alguns também foram publicados no livro do 2º Concurso Literário Conto e Poesia (1996), do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis, e na 2ª edição da revista Rebosteio (2012).

— Desconhecer os escritos de Schuster antes de receber os originais de seu livro, não me deixaram distante de sua poesia. O efeito de seus versos sempre esteve presente em mim, mesmo sendo ele bem mais jovem. Têm algo que carrego comigo desde que saí da infância em direção à juventude e agora rumo à transformação final. Gosto de lê-lo e o entendo, sua arte adentra generosa e é bela. Me diz, simples e bem, como gosto — afirma Nelson Rolim de Moura, da Editora Insular. R$ 30

Sexta (9), às 19h
Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)

Sábado (10), das 11h às 17h
Feira de Artes de Florianópolis - FAF (Praça XV de Novembro, 344, Centro, Florianópolis)

|| Lançamentos coletivos na FAF

Durante a última edição do ano da FAF, a Feira de Arte de Florianópolis, 11 autores que recentemente publicaram livros farão um relançamento coletivo. Eles estarão presentes na feira entre 11h e 17h.

Foto: Reprodução / Reprodução

- O Analfabeto Midiático, de Celso Vicenzi
- Construir espaços coletivos de esperança em tempos de discurso de ódio, de Jeferson Dantas
- Beba Poesia, de Cláudio Schuster
- Te Amo Floripa, de Markito
- Manual de Desenhos Cotidianos, de Anna Moraes
- O Camafeu que se Escondeu, de Pati Peccin
- Ossama, de Dennis Radünz
- Um lugar chamado Campeche, de Hermes Daniel, Milton Ostetto, Paulo Heise e Ronaldo D. Andrade 

Sábado (10), das 11h às 17h
Feira de Artes de Florianópolis - FAF (Praça XV de Novembro, 344, Centro, Florianópolis)

|| O Baú do Biriba – Dramas, de Gláucia Grigolo e Renato Turnes

Um baú de memórias do teatro popular - Gláucia Grigolo e Renato Turnes lançam na terça-feira (13) livro com coletânea de textos teatrais de circo-teatro, fruto de sua pesquisa junto ao Teatro Biriba. O Baú do Biriba – Dramas (Editora Letras Contemporâneas) é o primeiro volume de um projeto de publicações dos textos de circo-teatro do acervo do Teatro Biriba, a mais importante companhia de teatro popular de Santa Catarina e uma das mais tradicionais do país.

O primeiro volume é dedicado a uma seleção de melodramas encontrados no baú de textos antigos mantido pela companhia e que foram alvo de um processo de restauração e conservação iniciado em 2011 e coordenado pelos autores.

Dia 13/12, às 19h30
Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)

|| Jango e eu – Memórias de um exílio sem volta, de João Vicente Goulart

O filho do ex-presidente Jango, João Vicente Goulart, estará em Florianópolis na terça onde lança Jango e eu – Memórias de um exílio sem volta. No livro, ele conta a história do golpe e do exílio a partir da própria experiência —à época, ele tinha apenas sete anos.

João Vicente reconstrói diálogos de Jango em casa, com os amigos e políticos que iam visitá-lo, conta como era o dia a dia dele e da irmã, que precisaram aprender uma nova língua, frequentar uma nova escola, fazer novos amigos e se habituar ao clima frio do Uruguai e à distância da família e amigos que ficaram no Brasil.

Dia 13/12, 17h
Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)


 
Hora de Santa Catarina
Busca