Foi dada largada para a folia na Capital - Hora

Versão mobile

Carnaval 201717/02/2017 | 22h01Atualizada em 17/02/2017 | 22h01

Foi dada largada para a folia na Capital

Sem o Berbigão do Boca, blocos e samba no Mercado Público abriram as festas em Florianópolis

Foi dada largada para a folia na Capital Felipe Carneiro/Agencia RBS
Batuqueiros do Limão puxaram a festa Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Há 45 anos, Carlos Alberto da Silva participa dos carnavais do entorno da Praça XV. Há 38 é Carla da Silva, uma das noivas mais figuras dos bloquinhos da Capital. E há pelo menos 30, a praça abre alas pro bloco Batuqueiros do Limão, o mais antigo de Floripa. O grupo inaugurou o Carnaval na noite desta sexta-feira e fez a festa pelas ruas do Centro da Capital.

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Segundo o presidente do Batuqueiros, Marcos Antonio Silveira, cerca de 300 pessoas desfilaram com o bloco. Oitenta delas são músicos, entre eles 20 cuiqueros do Clube da Cuica de Floripa. Antes, o clube desfilava com o Berbigão de Boca, contou o presidente dos cuiqueiros, Eduardo Seara. Mas com o cancelamento do tradicional bloco que abria o Carnaval na cidade, o grupo decidiu sair com os Batuqueiros do Limão pra não deixar a festa passar em branco.

— Tem cuiquero de todas as escolas. A ideia é festar — falou o presidente, conhecido como Du, que também é mestre de bateria da Unidos da Coloninha.

Os batuqueiros começaram a folia às 15h, com concentração no bar do Milton, e às 20h saíram em direção à Praça XV e ao Mercado Público, onde encontraram uma multidão que os acompanhou nas tradicionais marchinhas de Carnaval.

Mercado Público

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

A noite desta sexta foi de roda de samba no Mercado. O espaço estava lotado desde as 18h. Com o grupo de samba Entre Elas – só com mulheres – uma multidão entrou na roda. De acordo com o comerciante Humberto Zinelli, do box 9, os 13 boxistas se uniram para fazer uma festa no Mercado. 

— Nossa ideia era fazer algo organizado, uma festa junto do Berbigão. Mas com o cancelamento do bloco, resolvemos manter a nossa festa mesmo assim. Deu super certo — comemorou. 

As amigas Dina Rodrigues, 35, e Graciane de Freitas, 31, saíram de São José para curtir a folia no Centro de Floripa. 

— O Carnaval do Mercado está aprovado — exclamou Dina.

 
Hora de Santa Catarina
Busca