Jurerê Jazz começa nesta quinta com parcerias inéditas, talentos catarinenses e atrações gratuitas - Hora

Versão mobile

Programe-se20/04/2017 | 08h57Atualizada em 20/04/2017 | 11h49

Jurerê Jazz começa nesta quinta com parcerias inéditas, talentos catarinenses e atrações gratuitas

Evento vai até o dia 1º de maio, em Jurerê Internacional, na Capital

Jurerê Jazz começa nesta quinta com parcerias inéditas, talentos catarinenses e atrações gratuitas Felipe Carneiro/Agencia RBS
Leandro Fortes, Alexandre Damaria e Rafael Calegari, músicos de Floripa, tocam juntos em jam session no sábado  Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Se fosse preciso escolher uma palavra para definir a sétima edição do Jurerê Jazz, que começa nesta quinta-feira, na Capital, seria encontro. Nos diferentes palcos de Jurerê Internacional que recebem a programação do festival, o público vai poder conferir a união entre talentos locais, nacionais e internacionais. A maioria dos shows é aberta ao público _ o festival ocorre durante 12 dias e tem mais de 40 apresentações, 95% delas em palcos com estrutura coberta e acesso gratuito no Jurerê Open Shopping, e na área externa do Il Campanário. Já os shows com entrada paga ocorrem no Jurerê Beach Village e no P12, no mesmo bairro.

Da programação, 27 atrações contam com artistas catarinenses ou de outros Estados radicados em Santa Catarina, um celeiro de talentos da música instrumental popular e contemporânea. É uma chance de ouvir o trabalho autoral de músicos locais, que apesar de terem uma agenda intensa ao longo do ano nem sempre encontram espaço para apresentar suas criações.

— A gente toca pouco nesse formato. É uma oportunidade de apresentar um repertório 100% autoral. A gente faz questão de fazer assim no Jurerê Jazz por causa da proposta do festival. A plateia é bem receptiva para ouvir músicas novas — explica Leandro Fortes, guitarrista e compositor que comanda um trio que leva seu nome ao lado do baixista Rafael Calegari e do baterista Mauro Borghezan.

No domingo, eles apresentam sua mistura de música brasileira com jazz a partir das 17h, no Jurerê Open Shopping. No sábado, ao lado do percussionista Alexandre Damaria, da Brass Groove Brasil, o trio ainda participa da Jam Session Tap & Jazz, evento em parceria com o festival de sapateado Floripa Tap que ocorre a partir das 21h30, no Il Campanário Resort, com couvert artístico de R$ 50.

Músicos catarinenses também vão participar de shows de atrações nacionais como banda de apoio ou dividindo os holofotes. A estreia do Jurerê Jazz será com uma dessas parcerias - o evento começa com uma reunião entre o Trio M.nesa, de Florianópolis, e o saxofonista Derico, famoso pela participação no Quarteto do Jô, nesta quinta-feira, a partir das 21h no Il Campanário.

Outra performance que terá participação de músicos catarinenses é a do gaitista Flávio Guimarães, do grupo Blues Etílicos, com o bluesman JJ Jackson, nascido no Arkansas, uma região dos EUA conhecida como a rota do Blues. Os dois abrem o show de Maria Gadú nesta sexta-feira, no Jurerê Beach Village. A cantora, inclusive, vem fazer um show exclusivo para o festival, mais intimista e com um repertório com clássicos do jazz, blues, MPB e rock.

O dueto de Leny Andrade, diva da bossa e do jazz famosa por sua voz marcante e pelas quase seis décadas de carreira, e do violonista manezinho Luiz Meira, conhecido por fazer parte da banda de Gal Costa, também é inédito e pensado especialmente para o Jurerê Jazz. Os dois artistas sobem juntos no palco pela primeira vez neste sábado, no Jurerê Beach Village.

Nada inédito e fugindo da proposta jazzística do festival, mas ainda assim imperdível, o show O Grande Encontro vai reunir no palco do P12 os célebres nordestinos Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo e encerra a programação no dia 1º de maio com um repertório que conta parte da história musical do Brasil. 

Agende-se
Jurerê Jazz
Quando: de 20/4 a 1º/5
Onde: Jurerê Internacional. Os shows gratuitos ocorrem no Jurerê Open Shopping e na área externa do Il Campanário. Já os shows com entrada paga ocorrem no Jurerê Beach Village e no P12. Durante o período, o Il Campanário também vai receber jam sessions com couvert artístico no valor de R$ 50
Confira a programação completa no site do festival

Leia mais:

5 shows para curtir no Jurerê Jazz, por Emerson Gasperin

Festival Internacional de Sapateado Floripa TAP terá shows e oficinas

Desenhista Carlos Asp expõe "in Útil Paisagem" no Museu Victor Meirelles

 

 
 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros