Paixão Alvinegra: dinheiro? Pra que dinheiro? Eles não tinham e subiram - Figueirense - Esportes - Hora

Vers?o mobile

 
 

Opinião26/11/2018 | 06h41Atualizada em 26/11/2018 | 06h41

Paixão Alvinegra: dinheiro? Pra que dinheiro? Eles não tinham e subiram

Colunista Ivens Abreu opina diariamente sobre os assuntos do Furacão do Estreito

Paixão Alvinegra: dinheiro? Pra que dinheiro? Eles não tinham e subiram PEI FON/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: PEI FON / ESTADÃO CONTEÚDO

O que têm a dizer os derrotados jogadores do Figueirense depois das declarações do Betão, jogador da vizinhança? Os salários deles estavam, e ainda estão, atrasados, e mesmo assim honraram a camisa e subiram. Já os nossos jogadores permanecem na B, atrás até do Criciúma.

Poderíamos ter sido goleados

O placar diante do CRB poderia ter sido bem mais dilatado, mas Denis fez pelo menos quatro belas intervenções e tivemos uma bola na trave aos 49 minutos do primeiro tempo. Nosso time não foi para vencer, fez o primeiro gol e covardemente se encolheu, sofrendo a virada. Mesmo atrás no placar, trocava passes no campo defensivo como se estivesse ganhando. Não posso concordar com o técnico Fabinho, que na entrevista falou que até o gol de empate tinha domínio absoluto e administrava o jogo. Só concordo que o gol de empate foi irregular, e tenho dúvidas sobre segundo.

Futuro incerto

Se o time que entrou em campo estivesse passando por avaliação, ninguém seria aprovado. Matheus Sales e João Paulo levaram todas nas costas. Pereira fez o gol, mas é muito faltoso e não tem habilidade. Jorge Henrique entrou e saiu, Felipe Amorim está de “sacanagem” e Romarinho é somente esforçado. Elton, sozinho sem ter alguém para criar, é um dos poucos que eu permaneceria. Em 2019 estaremos na Série B, mas em 2020 só Deus sabe onde.

Saúde financeira

As dificuldades vão continuar. Não é simplesmente dispensar aqueles que não produziram, porque tem que pagar os salários e as multas contratuais. Quando for para renovar, com as receitas apertadas, vão tentar reduzir os atuais salários. Contratações podem esbarrar na desconfiança pelos problemas financeiros. Muitos clubes no Brasil estão com problemas iguais ou maiores que o nosso, só que não são tornados públicos.

Quais serão os atletas do nosso time em 2019?

O plantel do Figueirense, sem os garotos, é de 32 atletas. Muitas dispensas e algumas renovações serão feitas. O tempo é muito curto e não teremos uma boa pré-temporada, pois o Catarinense começa para nós no dia 17 de janeiro diante do Criciúma. Renan Mota tem proposta do Japão, Elton pode ser sondado, existem muitos emprestados. Quem fica?

Salário como adversário

Ficou claro nas entrevistas que o nosso maior adversário foi o salário não ser pago em dia. Como confiar que esses episódios não irão se repetir no ano que vem? Para um atleta como o Romarinho reconhecer o erro no segundo gol, fica fácil dizer "vamos partir pra outra". Eduardo falou que falharam nesse jogo, mas foi em toda competição, fera! Elton também tocou na dificuldades de renovar com um atleta da sua qualidade sem um respaldo financeiro. Não vejo um futuro animador. A vacina para exterminar essa doença financeira é equilibrar as receitas e cumprir com os salários pendentes e os compromissos assumidos.

Depois de tudo que vimos e escutamos, só resta ao presidente Cláudio Vernalha vir a público dar explicações, é o mínimo que o torcedor quer. Bom seria ele dizer o que realmente está atrasado, jogando limpo com toda a nação alvinegra.

Confira a tabela da Série B do Brasileiro
Leia mais notícias sobre o Figueirense
Acompanhe a coluna Paixão Alvinegra na Hora de Santa Catarina
Secador e curioso?
Confira também a coluna do vizinho
Dica da Hora: acesse também a
coluna do Rodrigo Faraco

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCSC tem metade das escolas sem biblioteca, 44 dentro de galpões e igrejas e 10% sem água da rede https://t.co/cKVMvWI81ahá 9 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCArquivo Público de SC vai reabrir na sede do Saco dos Limões, em Florianópolis https://t.co/uWxVaZIADrhá 26 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca