Acervo histórico do futebol mundial chega para exposição em São José - Esportes - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Memória esportiva15/09/2016 | 14h25Atualizada em 15/09/2016 | 14h25

Acervo histórico do futebol mundial chega para exposição em São José

"A História do Futebol" fica até 20 de novembro no Continente Shopping 

Acervo histórico do futebol mundial chega para exposição em São José Univali/Divulgação
Camisa do Brasil na Copa de 94 Foto: Univali / Divulgação

Bolas, chuteiras, camisas, flâmulas, medalhas, entre outros mais de 400 itens sobre a história do futebol, estarão expostos a partir das 19h desta quinta-feira, dia 15, em São José. A mostra "A História do Futebol" fica até 20 de novembro no Espaço Museu, no Continente Shopping. No local o público poderá conferir a mais importante exposição de peças itinerantes do ramo no mundo. O vice-presidente da CBF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, participa da abertura. 

Acompanhe outras notícias da Grande Florianópolis

Depois de Santa Catarina, a exposição está programada para percorrer os Emirados Árabes, Europa e todas as cidades-sede da próxima Copa do Mundo, na Rússia. O evento é uma realização do Instituto Cultural Soto, em parceria com a Univali (Universidade do Vale do Itajaí), a Federação Catarinense de Futebol e o Continente Shopping. 

A mostra proporciona ao visitante uma viagem pela história do esporte mais popular do mundo e disponibiliza o acesso ao patrimônio material do futebol brasileiro e mundial, através de peças originais, algumas únicas, são verdadeiras relíquias de valor incalculável.

Chuteira e bola da Copa de 1934  Foto: Univali / Divulgação

A história das Copas do Mundo, sendo a primeira em 1930, no Uruguai, e das outras 20 edições já realizadas, é contada por meio de relíquias. São mais de 60 camisas, algumas autografadas, que relembram a evolução dos uniformes da Seleção Brasileira, além de uma repleta coleção de camisas estrangeiras. Entre os craques que as usaram estão Maradona, Cristiano Ronaldo, Messi, Henry, Beckham, Lothar Matthäus, Del Piero, Bergkamp, entre outros.

O acervo é apresentado em expositores, em ordem cronológica e que adotam uma museografia voltada ao ensino, objetivando o acesso às escolas da região e ao público em geral. 

— O intuito é valorizar a importância histórica do esporte para a sociedade e o resgate do sentimento de orgulho esportivo de um país reconhecido como o maior vencedor no principal esporte mundial — destaca o curador da exposição, professor Jules Soto. 

Bola e rede de goleira da Copa de 1962  Foto: Univali / Divulgação

Serviço:

O quê: exposição "A história do futebol"
Quando: a partir do dia 15, quinta-feira, às 19h. A mostra permanece até o dia 20 de novembro, das 14h às 20h
Onde: Espaço Museu, no Continente Shopping, em São José
Quanto: inteira R$ 10, meia-entrada R$ 5
Para o agendamento de grupos ou visita guiada de escolas, é possível solicitar via email maio@univali.br ou telefones (47) 9266-1005 e (47) 9967-0607

Como chegar:

Acompanhe as últimas notícias no DC Esportes

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros