Eliminatórias europeias iniciam neste domingo com 13 vagas em disputa para o Mundial 2018 - Esportes - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Atração03/09/2016 | 13h00Atualizada em 03/09/2016 | 13h00

Eliminatórias europeias iniciam neste domingo com 13 vagas em disputa para o Mundial 2018

Competição envolve 54 países, que estão divididos em nove grupos

Eliminatórias europeias iniciam neste domingo com 13 vagas em disputa para o Mundial 2018 PATRIK STOLLARZ/AFP
Atuais campeões do mundo, alemães chegam como favoritos do Grupo C Foto: PATRIK STOLLARZ / AFP
ZH Esportes
ZH Esportes

Continente com maior número de vagas em jogo para a Copa da Rússia, a Europa dará a largada, neste domingo, à corrida que classificará 13 seleções ao Mundial de 2018. Com 54 países organizados em nove grupos, as Eliminatórias europeias oferecem um rico painel de contrastes para os fãs do futebol. Ao lado de potências como as tetracampeãs Alemanha e Itália figuram seleções como as de Andorra, 203ª colocada no ranking da Fifa, ou Gibraltar, que nem mesmo figura na lista da entidade. Aliás, a equipe do território britânico encravado no extremo sul da Espanha representará a menor torcida da Europa: são apenas 32 mil gibraltinos a apoiar a nação menos populosa do continente.

Leia mais:
Barcelona "contrata" Ronaldinho para cerimônia em Nova York
Contra a Seleção Brasileira, Colômbia não terá Teo Gutiérrez e Daniel Torres
Com pubalgia, Lionel Messi está fora do confronto contra a Venezuela

A primeira rodada já apresenta confrontos que podem ser decisivos no futuro das Eliminatórias. Neste domingo, às 15h35min, a Alemanha visita Oslo para enfrentar a Noruega (com transmissão da ESPN Brasil), pelo Grupo C. Um bom resultado em casa contra os atuais campeões mundiais pode cacifar a seleção da Escandinávia na briga contra a Irlanda do Norte e a República Tcheca pela segunda colocação do grupo — ou alguém duvida que o time de Neuer e Müller corre riscos de classificação? Na segunda-feira, a Suécia recebe a Holanda em Solna, em uma antecipada disputa direta por uma vaga no Grupo A, encabeçado pela favorita França.     

Até outubro de 2017, 10 rodadas serão disputadas para definir os nove campeões de grupo, que avançam diretamente para a Rússia — no mês seguinte, os oito melhores segundo colocados disputarão as vagas restantes em duelos no formato mata-mata. Vale acompanhar as Eliminatórias com atenção. Afinal, da Europa saíram os três últimos campeões do Mundo (a Itália, em 2006, a Espanha, em 2010, e a Alemanha, em 2014). 


*ZHESPORTES

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros