Goleiro da base do Avaí é convocado para Seleção Sub-17 pela terceira vez - Esportes - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

NOSSA ÁREA28/09/2016 | 08h17Atualizada em 28/09/2016 | 08h17

Goleiro da base do Avaí é convocado para Seleção Sub-17 pela terceira vez

Léo irá participar da Copa Brics, que será disputada em outubro na Índia e é um preparatório para o Mundial Sub-17 no ano que vem

Goleiro da base do Avaí é convocado para Seleção Sub-17 pela terceira vez Felipe Carneiro/Agencia RBS
Este será o primeiro torneio oficial do garoto pela Seleção Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

 Com apenas 16 anos, o goleiro Léo Sulzbach, da base do Avaí, já está se acostumando com a camisa 1 da Seleção Brasileira. Na próxima sexta-feira ele se apresentará na Granja Comary pela terceira vez só neste ano. Agora o desafio é maior: disputar a Copa Brics Sub-17, na Índia. Mas se a idade é pouca, mas o adolescente é um gigante: mede e 1,86 metro e continua crescendo.

As primeiras convocações de Léo foram para quatro amistosos em Teresópolis: dois contra o Chile, em julho, e dois contra o Uruguai, em agosto. Este será o primeiro torneio oficial do garoto pela Seleção, e justamente do outro lado do mundo. 

— Todo o menino sonha um dia em estar na Seleção Brasileira. E quando tu chega lá, tu não acredita, fica olhando para os lados se questionando "como eu vim para aqui". No começo eu fiquei um pouco nervoso, mas depois fui fazendo amizade com os meninos, principalmente com os outros goleiros. Agora eu já me acostumei, não é mais uma coisa tão estranha — revela o atleta.

A Copa Brics é um torneio preparatório para o Mundial Sub-17, que também acontece na Índia ano que vem. A competição reúne a anfitriã, Brasil, África do Sul, China e Rússia. Todos contra todos. Os dois melhores disputam a final. Léo é o único representante de Santa Catarina. 

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

O jogador foi descoberto pelo Leão há dois anos. Natural de Estrela, pequena cidade de 30 mil habitantes no interior gaúcho, Léo jogava em um clube formador, o Ivoti. Lá disputou uma competição em que o Avaí também participou. Foi para a Ressacada com 14 anos e hoje mora no alojamento do estádio. Já a família continua em Estrela. 

Com a camisa do Leão Léo conquistou em 2015 os títulos de Campeão Estadual Infantil e Campeão da Taça da Amizade. Também tem no currículo um vice-campeonato de Laranjal Paulista 2015.

 — O Avaí teve papel fundamental pra mim, quando eu cheguei aqui não sabia muita coisa de futebol, e eu evoluí muito nesses dois anos a ponto de chegar a uma Seleção Brasileira. Agora a expectativa é muito grande, vai ser a minha primeira viagem para fora do país. É diferente de ir para o Rio de Janeiro, é outra cultura, outra língua. E também é o meu primeiro campeonato oficial pela Seleção, é uma alegria muito grande poder representar o nosso país — destaca o atleta.

Sobre a possibilidade de ir para o futebol europeu, Leonardo vai com calma. Diz que é um sonho, mas primeiro quer crescer dentro do Avaí, dando um passo de cada vez.

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros