CBF coloca resultado de Fla-Flu sub judice e tira pontos do Flamengo na tabela - Esportes - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Asterisco18/10/2016 | 11h58Atualizada em 18/10/2016 | 13h36

CBF coloca resultado de Fla-Flu sub judice e tira pontos do Flamengo na tabela

Decisão foi tomada após STJD aceitar pedido de impugnação por parte do Fluminense após polêmica envolvendo a arbitragem

CBF coloca resultado de Fla-Flu sub judice e tira pontos do Flamengo na tabela RUDY TRINDADE/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: RUDY TRINDADE / FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

O pedido de impugnação do Fluminense do clássico Fla-Flu, disputado no último dia 13, mexeu definitivamente na tabela do Brasileirão. Após o STJD aceitar o pedido, a CBF publicou, nesta terça-feira, a classificação atualizada do campeonato – com o resultado do jogo cancelado e o Flamengo com três pontos a menos, com 57 pontos no total, ao contrário dos 60 que tinha até então. O julgamento do pedido ainda não tem data marcada e, até lá, Flamengo e Fluminense ficam com um asterisco marcando o seu total de jogos disputados.

A decisão da CBF está de acordo com o regulamento do STJD e da própria entidade. E vai ao encontro do que foi feito pela confederação em 2012, em um episódio parecido: no Brasileirão daquele ano, o resultado de Inter x Palmeiras – vitória colorada por 2 a 1 – também foi impugnado junto ao tribunal. Assim como agora faz o Fluminense, o Palmeiras alegou interferência externa.

Leia mais:
São Paulo vira sobre o Fluminense e ultrapassa o Inter
Palmeiras pode perder força na bola aérea com time misto contra Grêmio
Quinze nomes para 11 vagas: as dúvidas de Roth para montar time misto do Inter contra o Santos

Advogado do Inter, Rogério Pastl lembrou do caso de 2012 e destacou que a CBF é obrigada a acatar a impugnação da partida se o STJD aceita o pedido, como ocorreu agora.

– Existe um prazo para que você possa impugnar uma partida por algum motivo, como a intervenção de um elemento de fora do jogo na marcação de um lance. Se o pedido for recebido pelo presidente do tribunal, e não for um pedido inepto ou impróprio, o STJD tem, necessariamente, que determinar que fiquem em suspenso os pontos do jogo – explicou Pastl.

O advogado ressaltou que não cabe ao presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, recomendar ou não a suspensão dos pontos. Com o pedido valendo e na espera pelo julgamento, o resultado está sub júdice.

– O presidente não tem a disposição de dar ou não dar os pontos. Se ele recebe a notícia, tem que mandar que não sejam computados. O resultado não é homologado até o julgamento.

Foto: CBF / Reprodução

No site da CBF, a tabela de jogos marca o Fla-Flu, válido pela 30ª rodada, como "cancelado" por conta do pedido de impugnação. O jogo terminou com vitória por 2 a 1 do Flamengo e foi marcado por uma confusão no final da partida: o zagueiro Henrique marcou, de cabeça, o gol de empate do Fluminense. O auxiliar Emerson Augusto de Carvalho sinalizou impedimento no lance, mas o árbitro Sandro Meira Ricci validou o gol.

Na sequência, com a reclamação dos jogadores do Flamengo, houve uma confusão generalizada. O bandeira chegou a voltar atrás na sua decisão e confirmou o gol, e os protestos continuaram. Após 13 minutos de paralisação, com a entrada de diversas pessoas no campo, o trio de arbitragem confirmou a marcação de impedimento. O Fluminense alega que Carvalho e Meira Ricci foram avisados do erro por alguém com acesso à TV, o que é proibido pelas regras de jogo.

*ZHESPORTES


 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros