Grêmio se despede de 2016 com derrota para o Botafogo - Esportes - Hora de Santa Catarina

0 a 111/12/2016 | 18h57Atualizada em 11/12/2016 | 18h57

Grêmio se despede de 2016 com derrota para o Botafogo

Bruno Silva marcou o gol no primeiro tempo

Grêmio se despede de 2016 com derrota para o Botafogo mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: mateus Bruxel / Agencia RBS

Com time reserva, o Grêmio se despediu de 2016 com uma derrota por 1 a 0 para o Botafogo na Arena. Com o resultado, o clube encerrou o Brasileirão em nono lugar, com 53 pontos. Nas arquibancadas, entretanto, prevaleceu a festa da torcida pelo rebaixamento do Inter à Série B. Na próxima temporada, o Grêmio será o único clube gaúcho na elite do futebol brasileiro.

Para o Grêmio, o jogo tinha clima festivo após o penta na Copa do Brasil. Tanto que o zagueiro Kannemann era o único titular em campo — os outros já entraram em férias. Na casamata, Renato também era ausência: desde sexta-feira já curtia seu descanso nas areias do Rio de Janeiro. Quem comandou o time foi o auxiliar James Freitas, que teve Valdir Espinosa a seu lado em uma homenagem pelo aniversário de 33 anos da conquista do Mundial.

Leia mais
Confira a tabela do Brasileirão
VÍDEO: Grêmio divulga bastidores da festa pelo penta da Copa do Brasil
Grohe vê penta da Copa do Brasil como divisor de águas no Grêmio: "Vamos ganhar mais"

Para o Botafogo, era uma decisão por vaga na Libertadores. E, naturalmente, o time carioca se dispôs mais a atacar. Logo a 11 segundos, Sassá mandou um belo chute de fora da área. Aos 3 minutos, o meia Camilo, com muita habilidade, driblou Kannemann e tocou para Sassá, que dominou na entrada da área e concluiu com perigo, perto da trave de Léo. Aos 14, Camilo cobrou escanteio e o zagueiro Emerson cabeceou perto do gol.

Com mais poder ofensivo, o Botafogo não demorou para abrir o placar. Aos 16 minutos, Camilo cobrou escanteio, o zagueiro Emerson ajeitou a bola e o volante Bruno Silva, com um belo giro, acertou um voleio no canto de Léo.

Depois do gol, o time carioca se dedicou a restringir os espaços do Grêmio. Com marcação ajustada, inibia as arrancadas de Everton pela esquerda. Assim, coube a Bolaños a responsabilidade de organizar jogadas. Aos 30, o equatoriano recebeu na intermediária e serviu o garoto Kaio, na entrada da área, que mandou por cima. Aos 33, Kaio retribuiu, deixando Bolaños cara a cara com Sidão, dentro da área. Mas o goleiro do Botafogo teve reflexo para defender um chute perigoso.

Antes do intervalo, houve tempo para uma expulsão inusitada. Companheiros no time carioca, Sassá e Airton trocaram empurrões no gramado. Assim, o árbitro Jailson Macedo Freitas deu o segundo cartão amarelo ao volante, que foi para o chuveiro mais cedo.

No segundo tempo, a vibração das arquibancadas ficou por conta do gol do Sport sobre o Figueirense, que rebaixava o Inter. Além disso, cartazes com a letra B em vermelho, portados por diversos torcedores nas arquibancadas, davam o tom da gozação da torcida do Grêmio ao rival.

No gramado da Arena, chamou a atenção um chute de Henrique Almeida, aos 10 minutos, defendido por Sidão sem maiores dificuldades. Depois, James Freitas apostou na entrada de Arthur na vaga de Kaio e de Guilherme no lugar de Negueba. Mesmo com um jogador a mais em campo, o Grêmio não conseguia furar o bloqueio do Botafogo. Mas a torcida fazia festa nas arquibancadas, já que o Inter sofria um gol do Fluminense no Rio, o que garantia o rebaixamento do rival.

Aos 26, o Botafogo teve chance preciosa com Camilo: o meia cobrou falta, da entrada da área, no travessão de Léo. Depois, o Grêmio ainda teve um gol anulado: aos 30 minutos, Batista desviou de cabeça e o goleiro Sidão deu o rebote para Bolaños, que desviou para as redes, mas estava em posição irregular. Aos 34, o equatoriano teve outra chance de empatar, mas o goleiro do Botafogo fez grande defesa. Ao final, a torcida nem ligou para o resultado. Com o penta na Copa do Brasil e o rebaixamento do rival, os gremistas tiveram razões de sobra para fazer a festa na Arena.

Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES

 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCSaiba como vai ser o show de Ney Matogrosso em Florianópolis em abril: https://t.co/S2xQQRWwcT https://t.co/bLn1Y3kGg1há 27 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SC"BBB 17": enquetes indicam quem deve sair no segundo paredão triplo entre Emilly, Manoel e Vivian https://t.co/yLJ7WUfNw9há 27 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros