Porteiro de Floripa é convocado para defender o Brasil no Sul-Americano de levantamento de peso - Esportes - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Esporte de força04/10/2017 | 08h43Atualizada em 04/10/2017 | 08h43

Porteiro de Floripa é convocado para defender o Brasil no Sul-Americano de levantamento de peso

Júlio Cesar Silva e Silva está entre os top 3 do país na categoria e vai tentar quebrar o recorde na Argentina

Porteiro de Floripa é convocado para defender o Brasil no Sul-Americano de levantamento de peso Leo Munhoz/Diário Catarinense
Júlio Cesar Silva e Silva será um dos representantes do país na competição em novembro Foto: Leo Munhoz / Diário Catarinense

O jovem magrelo que desembarcou em Florianópolis há quase 30 anos formou família, fez amigos e conquistou uma profissão. Tornou-se vigilante de shopping, segurança e depois porteiro de condomínio. Sempre conciliando os treinos na academia para mudar aquela imagem do passado. Fã de Rambo e de Jean-Claude Van Damme, Júlio Cesar Silva e Silva pegou tão pesado que agora será um dos representantes do Brasil no Sul-Americano de Powerlifting (levantamento de peso) na Argentina. 

Natural de Carazinho (RS), Júlio começou a disputar campeonatos em 2014. Convidado para um torneio de levantamento de supino em Palhoça, ele aceitou. Acabou campeão na categoria Master. Desde então, os títulos e o reconhecimento só aumentaram. Já são sete conquistas no Rio Grande do Sul e sete em Santa Catarina. No último torneio em Caxias do Sul pela GPC Brasil (uma das confederações do esporte no país), encarou 11 categorias e saiu vencedor de dez. 

— Uma semana depois que estava em casa recebi o convite da GPC pra disputar o Sul-Americano na Argentina — comemora o atleta de 44 anos, ressaltando que será a primeira competição fora do país.

Júlio está entre os Top 3 do Brasil na Master até 110 kg, com o recorde pessoal de 182 kg no levantamento de supino. A marca foi conquistada em um campeonato em Balneário Camboriú no ano passado. No Sul-Americano, terá três chances para defender o peso e conquistar o primeiro lugar.

— Estou com o coração saindo pela boca. Esperando o dia 23 de novembro, quero embarcar, representar o Brasil — projeta Júlio, que tem recebido a ajuda de empresários e comerciantes de Jurerê, onde reside e treina em uma academia, para arcar com os custos da viagem.   

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL, 02-10-2017: Julio Silva, atleta de levantamento de peso, é convocado para seleção brasileira que disputa o Sul-Americano na Argentina, em novembro.
Júlio Cesar está entre os top 3 do Brasil na categoria Master até 110 kgFoto: Leo Munhoz / Diário Catarinense

Outros dois atletas catarinenses vão competir na Argentina. Edenildo Cardoso, que é paratleta, disputará na categoria especial (supino reto, até 82,5 kg) e Cleber Silva busca o título na Master (supino e terra, até 90 kg), no supino e terra. Antes do Sul-Americano, Júlio participa do Sul-Brasileiro em Balneário Camboriú neste fim de semana. Será mais uma oportunidade de provar que a marca alcançada é apenas reflexo de muito trabalho. 

— Toda a minha família me apoia. Estou louco que chegue logo a competição, quebrar o recorde lá e trazer o troféu — resume Júlio.

A competição

O Campeonato Sul-Americano de Powerlifting (supino e levantamento terra) ocorre de 23 a 26 de novembro em Villa Carlos Paz, província de Córdoba, na Argentina. 

Na modalidade supino, o atleta fica deitado num banco, retira a barra do suporte – com ou sem a ajuda auxiliar – e a desce até próximo do peito. Depois, ergue-a até retornar ao suporte. São três tentativas. O vencedor é quem consegue fazer o exercício com mais peso. 

No levantamento terra, a barra com os pesos fica no chão. O atleta precisa erguer até que pernas e costas estejam retas. Depois, devolve a barra ao chão de forma controlada.

Leia mais matérias da Grande Florianópolis

Confira outras matérias sobre esportes


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCBeldades do elenco e belas paisagens marcam festa de "O Outro Lado do Paraíso": https://t.co/68mtxaFA0k #HoraSC… https://t.co/Q7YDUyewXihá 7 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com #Edsoul: a Dona Luci completou um século de vida - https://t.co/VmTUQN0Ysy #HoraSC https://t.co/K5c4Nd11Bphá 7 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros