Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Nuzman é preso em desdobramento da Lava-Jato - Esportes - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Operação Unfair Play05/10/2017 | 08h06Atualizada em 05/10/2017 | 08h06

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Nuzman é preso em desdobramento da Lava-Jato

Também há mandado de prisão contra o diretor-geral de operações de comitê Rio 2016, Leonardo Gryner

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Nuzman é preso em desdobramento da Lava-Jato Saulo Cruz/Exemplus/COB
Foto: Saulo Cruz / Exemplus/COB
GaúchaZH
GaúchaZH

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, foi preso no início da manhã desta quinta-feira (5) na zona sul do Rio de Janeiro. Agentes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) cumpriram o mandado em desdobramento da Operação Unfair Play (jogo sujo, em inglês), uma etapa da Lava-Jato.

De acordo com o MPF, a ordem de prisão de Nuzman é decorrente de uma tentativa de ocultação de provas após a polícia ter cumprido mandado de busca e apreensão na residência do presidente do COB, em setembro.

Segundo o G1, também o diretor-geral de operação do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, foi detido em um apartamento de luxo na Zona Sul da capital fluminense. A operação mira suspeitos de comprar jurados da eleição da cidade sede da Olimpíada de 2016.

Em março, o jornal francês Le Monde denunciou que, três dias antes da escolha da capital fluminense para sediar os Jogos, foi paga propina a dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em setembro, o MPF pediu o bloqueio de até R$ 1 bilhão do patrimônio de Nuzman, do empresário Arthur Cesar Soares de Menezes Filho, o "Rei Arthur", e de Eliane Pereira Cavalcante, ex-sócia do empresário, para "reparar os danos provocados pelo desvio devido às proporções mundiais da acusação".

Conforme o G1, a investigação também aponta a participação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral no esquema de corrupção.

Leia mais:

Lava-Jato mira Nuzman em investigação sobre compra de votos para Rio se tornar sede da Olimpíada

Comitê Olímpico confirma Jogos de Paris-2024 e Los Angeles-2028

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCBeldades do elenco e belas paisagens marcam festa de "O Outro Lado do Paraíso": https://t.co/68mtxaFA0k #HoraSC… https://t.co/Q7YDUyewXihá 7 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com #Edsoul: a Dona Luci completou um século de vida - https://t.co/VmTUQN0Ysy #HoraSC https://t.co/K5c4Nd11Bphá 7 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros