Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Joinville - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Cidade26/03/2015 | 22h12

Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Joinville

Mais de 388 mil eleitores da cidade deverão se adequar ao sistema até 2016

Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Joinville Leo Munhoz/Agencia RBS
Impressões digitalizadas tornarão mais difícil a ocorrência de fraudes eleitorais Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quinta-feira que Joinville deverá passar pelas eleições de 2016 com todo o seu eleitorado cadastrado no sistema biométrico.

Agora, a missão dos cartórios da região será a de se prepararem para recadastrar os 388.586 eleitores nos próximos meses, em que todos deverão ser inscritos no sistema biométrico, o qual permite a identificação pelas impressões digitais no momento do voto.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

De acordo com a chefe de gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral, Simone Martins, a biometria da impressão digital oferece um novo mecanismo de segurança às eleições, já que a identificação do eleitor com a impressão digital exclui totalmente a possibilidade de uma pessoa votar por outra. Isso afasta qualquer risco de fraude no procedimento de votação, diz Simone.

Para cadastrar os usuários, o primeiro passo é fazer o registro, momento no qual são adicionadas as informações pessoais do eleitor no sistema e é feito o escaneamento da digital de todos os dedos. A característica é guardada e, quando a pessoa posicionar o dedo polegar sobre o sensor, a informação armazenada é automaticamente obtida.

A coordenação do 76o Cartório Eleitoral de Joinville explica que, no momento, todo e qualquer tipo de movimentação relacionada ao título de eleitor passa obrigatoriamente pelo cadastro biométrico.

_ Independentemente de o eleitor vir para atualizar seus dados cadastrais, fazer o título pela primeira vez ou mudar a zona de votação, todos são inclusos no novo sistema. Coletamos as digitais, fotografamos o rosto da pessoa e pronto, está feito _ afirma.

Nos próximos meses, um novo protocolo deve ser estabelecido entre os cinco cartórios eleitorais de Joinville para definir o funcionamento dos cadastramentos em massa. A partir daí, as datas deverão ser agendadas para que o prazo final do cadastramento para as próximas eleições municipais seja cumprido e todos os eleitores estejam cadastrados.

A recomendação é de que, quem puder, adiante o processo e compareça a um dos cartórios _ todos já possuem o sistema para realizar o cadastro biométrico _ munido de um documento de identificação e, no caso de também desejar fazer algum tipo de alteração cadastral, com um comprovante de residência.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições  25/03/2015 | 17h59

Eleitores de Jaraguá do Sul passarão por cadastro biométrico

A partir de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina com apoio da Prefeitura iniciam uma maratona de cadastros paras as eleições 2016

Política 11/09/2014 | 21h18

Eleitores de Joinville terão cadastro biométrico para eleições de 2016

Cerca de 400 mil pessoas que estarão aptos a votar nas próximas eleições municipais serão cadastradas pelo TRE

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCSaiba como se redescobrir atraente https://t.co/FcW7xxWL44há 8 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCProjeto "Pescadores de Cultura" promove aula de música para crianças e jovens. https://t.co/YWzcgJLMPjhá 9 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca