Você sabe a diferença entre analgésico, antibiótico e anti-inflamatório? - Geral - Hora de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Pílulas de Saber30/04/2015 | 07h31

Você sabe a diferença entre analgésico, antibiótico e anti-inflamatório?

Carlos Tonussi traz as últimas descobertas na área da saúde. Fique por dentro!

Você sabe a diferença entre analgésico, antibiótico e anti-inflamatório? Stock Photos/Divulgação
Cada um dele tem uma função específica, entenda! Foto: Stock Photos / Divulgação
Carlos Rogério Tonussi

tonussi@farmaco.ufsc.br

A palavra analgésico, que dizer "sem dor". Os analgésicos são medicamentos com o objetivo único de tirar a dor. Existem os analgésicos fortes como a morfina, oxicodona e o tramadol, por exemplo. São usados principalmente em ambiente hospitalar, para controlar a dor depois de uma cirurgia, ou a dor do câncer, ou também em emergências de queimados ou acidentados.

Essas tiram até mesmo a dor natural. Isto é, se dermos um beliscão em alguém que tomou morfina, ele sentirá menos dor do que se estivesse sem o medicamento. Existem também os analgésicos fracos como a codeína, a dipirona e o paracetamol.

Esses só funcionam para dores moderadas ou leves, como dores de cabeça, pedra no rim, luxações e contusões. Porém, nenhuma dessas drogas é anti-inflamatória.

Leia também:
>> Confira todas as notícias do Pílulas de Saber
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Inflamação com dor

Os anti-inflamatórios, por sua vez, são drogas utilizadas para reduzir o inchaço e a dor, que aparecem geralmente quando temos um órgão inflamado. Na inflamação da garganta, por exemplo, o inchaço não é visto mas pode ser percebido pela alteração da voz, que fica mais grave ou até some! Porém, a dor é o que mais incomoda.

Para esses casos, normalmente utilizamos os anti-inflamatórios do tipo da aspirina. A aspirina e seus parentes (diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, etc.), geralmente são chamados de analgésicos e anti-inflamatórios, mas não são analgésicos verdadeiros, pois elas só diminuem a dor de uma região que estava inflamada.

Também podem tirar alguns tipos de dor de cabeça ou dor de dente, por que muitas vezes são causadas por inflamação também. Os anti-inflamatórios não combatem infecções!

Infecções

Já os antibióticos não são anti-inflamatórios, nem analgésicos, pelo menos não diretamente. São drogas com o objetivo específico de impedir o crescimento de bactérias em nosso organismo. Existem muitos tipos diferentes, pois existem muitos tipos de bactérias diferentes.

Geralmente quando temos uma inflamação de garganta, ela é devido à infecção por bactérias. Por isso, além de tomarmos anti-inflamatórios, precisamos às vezes tomar antibióticos para conter a infecção.

Mas os antibióticos não podem ser tomados sem um diagnóstico médico, pois se tomarmos o antibiótico errado a infecção pode ficar muito pior e, ainda, dificultar a ação do antibiótico certo.

HORA DE SANTA CATARINA

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCA indispensável tecnologia na gestão da saúde https://t.co/O7zPgo8mGohá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCA vez do jovem Amin https://t.co/e0PSe5Od31há 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca