4% dos eleitores de Joinville já fizeram o cadastro biométrico - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Justiça Eleitoral15/05/2015 | 13h49

4% dos eleitores de Joinville já fizeram o cadastro biométrico

Todos os 389 mil eleitores da cidade precisam registrar as impressões digitais até 22 de março de 2016

4% dos eleitores de Joinville já fizeram o cadastro biométrico Salmo Duarte/Agencia RBS
Os 12 guichês do cartório atendem uma média de 300 joinvilenses por dia Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Correção: Até as 13h45 desta sexta-feira, a matéria informou que o prazo para fazer o recadastramento era 22 de abril de 2016. A data correta é 22 de março de 2016. O texto já foi corrigido.

Mesmo os joinvilenses que antecipam o cadastro biométrico, obrigatório a todos os 389 mil eleitores da cidade, estão enfrentando filas no Cartório Eleitoral. O prazo final para registrar as impressões digitais é 22 de março de 2016, mas alguns eleitores que não querem ter problemas com a Justiça Eleitoral chegam a ficar mais de uma hora aguardando pelo atendimento. Até agora, 4% dos eleitores da cidade estão em dia com o novo sistema, que permite a identificação pelas impressões digitais no momento do voto.

Os 12 guichês do cartório atendem uma média de 300 joinvilenses por dia desde 23 de março, quando o cadastro das digitais passou a ser obrigatório para as próximas eleições. O que muitos não sabem é que o atendimento pode ser agendado pelo site www.tre-sc.jus.br. O eleitor preenche um cadastro com os dados principais e escolhe data e horário. Há opções somente a partir de junho.

Tânia Regina Spinelli Romera, 50 anos, foi uma das eleitoras que chegou a buscar o recurso online. Como só havia datas disponíveis para o próximo mês, ela preferiu ir diretamente na central.

— Achei o processo um pouco lento e o local um pouco apertado para tantas pessoas — avaliou. Para Tânia, que foi acompanhada dos pais idosos, a espera a espera foi de 20 minutos.

Outra medida que deve diminuir a fila que tende aumentar nos próximos meses é a instalação de uma central temporária na rua Otto Boehm, nº 71. O local receberá 60 guichês de atendimento de junho até o prazo final do cadastro. Segundo o chefe de cartório da 19ª Zona Eleitoral, Carlos Penayo, também existe a possibilidade da criação de postos de atendimento nos bairros.

O recadastramento dura entre oito e 10 minutos. Após a atualização dos dados, o eleitor é fotografado e escaneia a digital de todos os dedos das mãos. Em seguida, é orientado a aguardar a emissão do novo documento. Todo o processo é gratuito.

O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas. O endereço fica na rua Jaguaruna, nº 38, no Centro. Em Santa Catarina, por enquanto, apenas Joinville e a região de Florianópolis estão fazendo o cadastro biométrico. Em Blumenau, a atualização deve começar no dia 1º de junho.

Como agendar pelo site

- Acesse o site www.tre-sc.jus.br
- Clique no link "Agendamento de Atendimento", que fica no menu Eleitor
- Preencha os dados
- Escolha data e hora
- Imprima o comprovante de agendamento (o papel deverá ser levado no dia do atendimento)
- O eleitor precisa chegar na central com 15 minutos de antecedência

O que levar

- RG
- CPF
- Título de eleitor (é recomendado, não obrigatório)
- Comprovante de residência (não precisa ser no nome do eleitor)

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Cidade 26/03/2015 | 22h12

Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Joinville

Mais de 388 mil eleitores da cidade deverão se adequar ao sistema até 2016

Política 11/09/2014 | 21h18

Eleitores de Joinville terão cadastro biométrico para eleições de 2016

Cerca de 400 mil pessoas que estarão aptos a votar nas próximas eleições municipais serão cadastradas pelo TRE

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCCBN Diário: Edital é lançado para licitar pontos comerciais no novo terminal do aeroporto Hercílio Luz. https://t.co/6bxSkiAGgZhá 3 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCNatan Schulte garante vaga na final do PFL MMA. https://t.co/K3R0eEmlOXhá 33 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca