Pílulas de saber: Efeito da flora intestinal sobre a ação dos medicamentos no organismo - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Remédios14/08/2016 | 19h34Atualizada em 18/08/2016 | 14h31

Pílulas de saber: Efeito da flora intestinal sobre a ação dos medicamentos no organismo

Uma pesquisa sugere que as alterações na flora intestinal, causadas por fármacos antibacterianos e antibióticos, pode modificar o efeito de vários tipos de medicamentos

Pílulas de saber: Efeito da flora intestinal sobre a ação dos medicamentos no organismo Pexels/Pexels
Foto: Pexels / Pexels
Carlos Rogério Tonussi
Carlos Rogério Tonussi

tonussi@farmaco.ufsc.br

flora intestinal tem várias influências sobre a saúde humana, mas os cientistas têm mostrado que ela também pode modificar a resposta do corpo aos medicamentos. Uma pesquisa recente da Universidade de Kumamoto no Japão sugere que as alterações na flora intestinal, causadas por fármacos antibacterianos e antibióticos, pode modificar o efeito de vários tipos de medicamentos, inclusive dos seus efeitos colaterais. A pesquisa investigou detalhadamente as modificações causadas nas proteínas do fígado e dos rins, que são importantes para a resposta do organismo aos medicamentos.

Os antibióticos são prescritos para o tratamento e prevenção de infecções bacterianas, mas muitas vezes são tomados junto com outros medicamentos. Infelizmente, essas drogas afetam não só as bactérias nocivas, mas também as bactérias que ocorrem naturalmente dentro do intestino.

Menos enzimas

A pesquisa foi realizada usando três diferentes grupos de camundongos. Um grupo de camundongos chamados ¿livres de germes¿, pois são criados sem nenhum contato com bactérias desde o nascimento. Outro grupo eram de camundongos comuns que receberam antibióticos durante 5 dias consecutivos. E, finalmente, um grupo controle de camundongos normais sem nenhum tratamento.

A alteração mais importante encontrada foi a diminuição na quantidade de uma enzima que metaboliza drogas chamada citocromo P450 2b10 (Cyp2b10). Não só foi a quantidade da enzima que foi reduzida em cerca de 96%, mas a capacidade do fígado em metabolizar os fármacos também foi reduzida em aproximadamente 82%. Outra enzima semelhante, a Cyp3a11, também foi reduzida em cerca de 88%. As enzimas humanas correspondentes a estas duas de camundongos, a CYP2B6 e a CYP3A4, são responsáveis pelo metabolismo de mais da metade dos produtos farmacêuticos disponíveis no mercado.

Equipe de limpeza

Fígado e rins fazem parceria para a limpeza do organismo. A modificação química (metabolismo) dos fármacos no fígado é muito importante para a retirada dos medicamentos do corpo, pois ela facilita sua eliminação pelos rins, evitando que eles se acumulem no sangue até concentrações tóxicas. Os resultados deste estudo mostram que o metabolismo de muitos medicamentos podem ser afetados por mudanças na flora intestinal. No futuro, se for confirmado que esse efeito observado em camundongos também ocorre em seres humanos, essa pesquisa poderá ajudar a prever a melhor dose dos medicamentos, quando esses precisarem ser usados junto com antibióticos, melhorando seu efeito terapêutico e reduzindo seus efeitos colaterais.

A flora e o câncer

Essa pesquisa também mostrou que a proteína de resistência do câncer de mama (Bcrp1), uma proteína que transporta muitos tipos de medicamentos contra o câncer, foi reduzida em mais de 50% nos fígados dos animais.Portanto, isso quer dizer que os antibióticos podem até modificar o efeito dos medicamentos contra o câncer.

Medicamentos antibacterianos são muitas vezes prescritos para tratar e prevenir infecções em pacientes fazendo tratamento contra o câncer, pois a quimioterapia causa supressão da medula óssea, facilitando as infecções oportunistas.

Leia mais dicas de saúde na coluna Pílulas do Saber

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCDescoberta de dois corpos no Norte da Ilha eleva para 101 o número de homicídios em Florianópolis #HoraSC #violência https://t.co/lfnYd57KFAhá 13 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCMário Motta: se a sua encomenda via Correios não chegar, prepare-se para a dor de cabeça - https://t.co/g8fRP5TNv3… https://t.co/7V90kKip58há 22 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros