Campanha para tomar vacinas atrasadas começa nesta segunda - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde19/09/2016 | 06h05Atualizada em 19/09/2016 | 06h05

Campanha para tomar vacinas atrasadas começa nesta segunda

Serviço de multivacinação é focado em crianças e adolescentes que perderam doses do calendário de imunização

Campanha para tomar vacinas atrasadas começa nesta segunda Porthus Junior/Agencia RBS
Imunização segue até dia 30 Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Quem deixou passar alguma vacina pode aproveitar a Campanha Nacional de Multivacinação que começa hoje e termina no próximo dia 30 em Santa Catarina. O objetivo é que menores de cinco anos e crianças e adolescentes entre nove e 15 anos atualizem o cartão de vacinação. Em Santa Catarina, durante esse período, estão disponíveis 706.580 doses extras de 13 tipos de vacina. O dia D será no próximo sábado em todos os municípios.

A chefe de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive SC), Luciana Amorim, explica que manter a caderneta atualizada garante a prevenção de doenças. Em alguns casos, a imunização previne até 100% da doença ou sua forma mais grave, diminuindo a hospitalização e a mortalidade. 

SC recebe 700 mil doses extras para vacinar crianças e adolescentes a partir do dia 19 de setembro

Devido às mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação será vacinar as crianças que ainda não tenham completado a sequência de doses. Essa é uma atualização técnica regular do Calendário Nacional de Vacinação e não prejudica a imunização de rotina na infância.
A caderneta de vacinação é o único documento que precisa ser apresentado na hora de receber a vacina. Mas, a perda desse documento não impede que crianças e adolescentes sejam vacinados. Para resgatar as informações contidas na caderneta de vacinação perdida, deve-se procurar a unidade de saúde onde foram administradas as imunizações anteriores e solicitar a segunda via. 

Mundo deve se preparar para epidemia de microcefalia por zika, aponta estudo

Para ajudar: 

Para manter a situação vacinal em dia, uma saída é usar o aplicativo do Ministério da Saúde Vacinação em Dia. O objetivo do app é cadastrar todas as vacinas recebidas e usar a função "lembretes" para não se esquecer as próximas dose. Disponível para Android.



 Mais notícias sobre saúde

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros