Carlos Heins Funke estimula a paixão dos alunos pela natureza e pelos animais - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Ensino16/09/2016 | 22h49

Carlos Heins Funke estimula a paixão dos alunos pela natureza e pelos animais

Escola agrícola de Pirabeiraba atrai jovens de todas as partes da cidade, o que exige a abertura de um processo seletivo todos os anos

Carlos Heins Funke estimula a paixão dos alunos pela natureza e pelos animais Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Alunas da escola mostram o carinho que têm pelos animais Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Quem entra na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke passa por um processo seletivo com concorrência de vestibular antes mesmo de entrar na adolescência. Para o início do ano letivo de 2016, quase 500 estudantes participaram dos testes para concorrer às 90 vagas para entrar no 6º ano da instituição localizada no distrito de Pirabeiraba.

O que as escolas de Joinville fazem de diferente para se destacar no Ideb
Adolpho Bartsch cria apostila e firma parcerias para se desenvolver
Pastor Hans Müller é referência para alunos que moram e chegam à cidade
Carlos Heins Funke estimula a paixão pela natureza e pelos animais


É o único momento em que é permitido ingressar na escola, já que ela oferece um currículo diferente de todas as outras da cidade, com período integral e pré-qualificação em agropecuária.

Além de aprenderem as matérias comuns do 6º ao 9º ano, os estudantes têm aulas de  práticas agrícolas, zootécnicas, industriais e de gerenciamento agrícola. Fundada em 1990, a intenção da escola era atender ao filho do morador da zona rural. A maior parte dos 321 alunos, no entanto, vem de diferentes bairros de Joinville movidos pela paixão pela natureza e pelos animais.

O desejo de ser veterinário é a principal explicação para as crianças da área urbana, que pode mudar ao longo dos quatro anos em que vivem a experiência de cuidar de animais como coelhos, cabras, bois e galinhas. Mesmo assim, o conhecimento recebido influencia quem decide por não seguir na área.  

Confira as últimas notícias de Joinville e região

– As aulas práticas estão interligadas e auxiliam em todas as disciplinas. Quando aprendem contabilidade para a aula de gerenciamento agrícola, por exemplo, eles estão aplicando conhecimentos de matemática – analisa o diretor da escola, Cicero Gomes dos Santos.

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros