Entenda o fenômeno que engoliu parte do litoral de SC nesta quinta - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Meteorologia16/09/2016 | 09h40Atualizada em 21/09/2016 | 11h48

Entenda o fenômeno que engoliu parte do litoral de SC nesta quinta

Maré cheia atingiu diversas cidades durante a tarde desta quinta-feira

Entenda o fenômeno que engoliu parte do litoral de SC nesta quinta Marcus Bruno / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Marcus Bruno / Agência RBS / Agência RBS

O ciclone que chegou na costa do Rio Grande do Sul nos últimos dias também foi responsável pela maré alta que atingiu diversos pontos do Litoral catarinense nesta quinta-feira. Conforme o setor de monitoramento da Defesa Civil, nesta sexta-feira, por conta da agitação no mar, a previsão é de que algumas cidades ainda possam sofrer alagamentos. No entanto, a chance de ressaca diminui gradativamente ao longo do dia. Entenda o fenômeno:

A maré astronômica é comum e ocorre todos os dias, mas nesta semana está sob influência da lua cheia, que deixa os níveis do mar mais altos que o comum. Outro ponto para a alta da maré é a maré meteorológica, influenciada pelos ventos e ressacas do mar. Nesta semana, as duas foram intensas no litoral do Estado, resultando em uma maré observada acima da média - a maior dos últimos 4 anos.

Essa imagem mostra as marés 'astronômica' e 'observada', a diferença delas se dá pela influência da meteorologia Foto: Reprodução / Epagri

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os ventos fortes, com intensidade de 30 a 40 km/h e a alta da maré astronômica, provocaram os alagamentos em diversos pontos do Litoral de SC.  Segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, a média de "pico da maré" normalmente é em torno de 1,0, no entanto, nesta quinta-feira o índice chegou a 1,8. 

— O ciclone que estava no Rio Grande no Sul provocou ventos fortes que colaboraram com as inundações aqui em Santa Catarina. Primeiro atingiu o sul, depois a Grande Florianópolis e, por último o Norte — explica. 

Alta da maré foi a maior dos últimos 4 anos

Ressaca faz o mar invadir a Avenida Atlântica em Balneário Camboriú

 

Moradores do sul da Ilha contabilizam estragos causados pela maré alta

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense


 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros