Falando de Sexo: como funciona o DIU com hormônio - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde16/09/2016 | 14h40Atualizada em 16/09/2016 | 14h40

Falando de Sexo: como funciona o DIU com hormônio

Colunistas Lucia Pesca e Andréa Alves respondem dúvidas de leitores

Falando de Sexo: como funciona o DIU com hormônio Ver Descrição/Ver Descrição
Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Gosto demais da coluna e vejo que vocês ajudam muitas pessoas. Eu sou casada, tenho dois filhos, 32 anos, e o meu marido, 35. Tomo pílula anticoncepcional, mas, às vezes, esqueço. Tenho muito medo de engravidar, então uma amiga me disse que existe um DIU com hormônio, e que a mulher que usa não fica menstruada. Eu odeio ficar menstruada! Vocês podem me dizer se é assim mesmo que funciona? Obrigada.

Resposta

A pílula é um método muito seguro, mas tem que ser tomada corretamente. Existe um DIU (dispositivo intrauterino) que é o novo anticoncepcional hormonal colocado dentro do útero. Tem o formato de um ¿T¿, é de plástico ou de metal e vem com um reservatório que contém o hormônio que imita a progesterona. Aliás, é assim para que os efeitos colaterais sejam minimizados e para que o funcionamento do organismo da mulher não seja prejudicado, evitando algo que a maioria das mulheres teme: o ganho de peso.

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Este DIU deve ser colocado no útero por um ginecologista até sete dias após o início da menstruação. Depois de implantado, vai liberando pequenas doses de hormônios na parede do útero.

Cuidados com o método

O sangramento menstrual não vai cessar necessariamente, mas vai tornar-se mais curto e menos intenso. O método faz com que as mulheres não ovulem, ou que produzam óvulos de baixa qualidade, e a gravidez não ocorre. É um contraceptivo caro e, como sempre falamos aqui, assim como outros medicamentos, só deve ser usado com a devida orientação médica e idade, desde que a mulher já tenha menstruado. Mas não deve ser a primeira opção para quem nunca teve filhos.

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros