"Não vão ser os haoles que vão nos expulsar da Ilha, vai ser a própria Ilha que vai expulsar a gente daqui" - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Urbanismo em debate16/09/2016 | 19h09Atualizada em 16/09/2016 | 19h31

"Não vão ser os haoles que vão nos expulsar da Ilha, vai ser a própria Ilha que vai expulsar a gente daqui"

Estudante faz uma reflexão sobre a ocupação da Ilha de Santa Catarina a partir da conjunção de maré alta e ressaca que aconteceu nessa semana 

"Não vão ser os haoles que vão nos expulsar da Ilha, vai ser a própria Ilha que vai expulsar a gente daqui" Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Fernando Bastos Neto
Fernando Bastos Neto

Gente, falando sério, o que diabos aconteceu com a cidade de Florianópolis hoje? Por conta de uma ressaca, porções enormes da cidade, em diferentes cantos, ficaram completamente alagadas. Já ouvi relatos de marés altas, mas nada como essa tarde. 

Num primeiro momento, a gente pensa: "nossa, que impressionante.. a força da natureza", mas vocês têm ideia de que esse tipo de coisa pode verdadeiramente inviabilizar uma cidade?

Alta da maré em Santa Catarina foi a maior registrada pela Epagri em 4 anos
Veja os fatores que deixaram a maré alta mais intensa em Santa Catarina
Moradores avaliam prejuízos provocados pela maré alta em Florianópolis

Tendo em vista nossa tradição de investimentos em infraestrutura, o bom e velho "ah, aterra isso aí, depois a gente vê no que dá", confesso que estou boladíssimo. 

Estamos discutindo, há 10 anos, um Plano Diretor mais preocupado em aumentar o gabarito dos prédios, estamos mudando o regime fundiário de terrenos na beira das praias (para permitir a construção de novos edifícios por lá), mas ninguém combinou com Iemanjá.

Numa cidade minimamente séria, o prefeito viria a público para fazer um estudo detalhado das condições marítimas da Ilha e, caso necessário, apontar saídas para evitar verdadeiras tragédias. 

"A Ilha de Santa Catarina é ideal para não fazer nada ou fazer pouco"
"A briga não é com 3 ou 4 beach clubs. É com Florianópolis e a vocação turística"
"O mercado continua democrático e aberto para todos os tipos de público"

Pode não ser nada, pode ser uma simples condição climática raríssima com pouca probabilidade de acontecer de novo. Tomara. Se não for, contudo, tá todo mundo ferrado. 

Estamos há tantos anos de costas pro mar, evitando o contato com a água a todo custo, que no final das contas não vão ser os 'haoles' que vão nos expulsar da Ilha, vai ser a própria Ilha que vai expulsar a gente daqui.

Tem uma experiência para compartilhar? Quer dar sua opinião sobre o assunto do momento? Participe do Vozes!

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros