SC ocupa 9ª posição no ranking de produção agrícola, afirma IBGE - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

DESTAQUE NACIONAL23/09/2016 | 13h13Atualizada em 23/09/2016 | 13h14

SC ocupa 9ª posição no ranking de produção agrícola, afirma IBGE

SC ocupa 9ª posição no ranking de produção agrícola, afirma IBGE Felipe Carneiro / Agência RBS/Agência RBS
No ano passado, SC contribuiu com 3,2% de toda a receita gerada pela agricultura nacional.  Foto: Felipe Carneiro / Agência RBS / Agência RBS

Santa Catarina alcançou em 2015 a 9ª posição no ranking nacional de produção agrícola, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório, divulgado na manhã desta sexta-feira, 23, mostrou ainda que, apesar de concentrar 1% do território nacional e deter uma área de 5,9 milhões de hectares de cultivo, o Estado se classificou entre os cinco maiores produtores em 11 alimentos no país.

No ano passado, SC contribuiu com 3,2% de toda a receita gerada pela agricultura nacional. Em relação a 2014, quando atingiu 3,4%, o Estado seguiu na média e permaneceu na mesma posição. A Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) mostrou que São Paulo permanece em primeiro lugar no valor da produção, com 14,9%. Já o Mato Grosso, aumentou sua participação de 13,5% para 13,9%, devido ao crescimento da produção de soja e milho. 

Leia mais notícias sobre agricultura

Com cinco cidades entre as maiores produtoras, o Estado ocupou em 2015, o primeiro lugar na produção de maças. A cidade de São Joaquim foi terceiro lugar no índice nacional nos 12 meses de 2015. Apesar do destaque, em relação a 2014 o município recuou 19,1% na comercialização deste alimento. Já Fraiburgo  cresceu 79,3% comparado ao no anterior e chegou a sétima colocação. Ainda, de acordo com o IBGE, ambas cidades estão entre os 10 maiores produtores de frutas do Brasil, ocupando a terceira e oitava posições, respectivamente.

Com tradição na safra de arroz irrigado, SC alcançou o segundo lugar da produção nacional do setor - o que representa 8,8% do total produzido no país. Foram colhidas 108 milhões de toneladas em uma área de 148,705 hectares, somente no ano passado. Na análise apresentada, SC se destaca dos demais estados por realizar os procedimentos através da alta tecnologia e produtividade conhecido como "sistema pré-germinado". O rendimento médio atingiu 7 quilos por hectare - 0,7%maior em relação ao ano anterior. 

Já na produção de banana, SC ocupou o quarto lugar no ranking por estados e foi responsável por 10,4% da safra total do país. No índice por cidades, Corupá foi a segunda maior cidade produtora da fruta. Os municípios de Luiz Alves (3º), Massaranduba (15º) e Jaraguá Do Sul (17º) também receberam destaque nacional nesta modalidade de produção, e foram citados entre as 20 cidades com maiores produções

Tendência no mundo todo, hortas comunitárias estimulam cooperação entre vizinhos em Florianópolis

A colheita da uva em 2015 também recebeu destaque no relatório nacional. No ano que passou, SC contribuiu com 4,6% da produção nacional ocupando assim, o quinto lugar no índice nacional. Foram colhidas 69 mil toneladas nas terras catarinenses, o que representa um crescimento de 0,5% em relação a 2014.

A variedade de produtos em Santa Catarina consagrou o Estado também como segundo maior produtor de palmito e pêra; terceiro na lista de pêssego e erva-mate; quarto colocado na comercialização de nozes; quinto no ranking de produção de figo no Brasil.

Queda na produção de trigo

Já a produção de trigo caiu cerca de 49% se comparado a 2014. O relatório apontou que as condições climáticas foram desfavoráveis para o desenvolvimento da cultura. No Estado, as cidades de Campos Novos, Campo Erê, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz e Chapecó estão entre os cinco maiores produtores do Estado. 

Governo de SC discute exportação de suínos e soluções para crise do milho com Ministério da Agricultura


 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros