Sebrae elege os melhores projetos de empreendedorismo de universitários catarinenses - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Negócios inovadores14/09/2016 | 19h48

Sebrae elege os melhores projetos de empreendedorismo de universitários catarinenses

Buffet saudável para crianças e aplicativo que transforma celular em aparelho auditivo estão entre os planos de negócios vencedores

Sebrae elege os melhores projetos de empreendedorismo de universitários catarinenses Sebrae/SC/Divulgação
Vencedores ganharam uma viagem para o Vale do Silício Foto: Sebrae/SC / Divulgação

Fomentar a visão empreendedora dentro das universidades e aproximar os acadêmicos do mundo dos negócios. Esses são alguns objetivos do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários do Sebrae/SC, que divulgou os trabalhos vencedores nesta semana. Projetos envolvendo buffet especializado em comidas saudáveis para crianças, aplicativo que transforma celular em aparelho auditivo e marca de roupa voltada para a terceira idade foram algumas das ideias selecionadas. 

"Empreendedorismo não é um monstro", garante Neiva Kieling, do programa Geração Empreendedora

Ao todo foram 875 projetos inscritos de 78 universidades catarinenses. Também se envolveram 200 professores universitários, responsáveis pela orientação dos acadêmicos. Os ganhadores nas cinco categorias irão viajar para o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, no final de outubro. 

5 aplicativos que atualizam a agenda do celular com nono dígito 

— A ideia é colocar os projetos na rua. Todos têm grande chance de serem executados com sucesso —  explica o gestor do concurso, Leandro Kalbusch, que diz que a seleção levou em conta critérios como efetividade, viabilidade e inovação do plano de negócio.

Ele acrescenta que os planos que passaram para as fases finais do concurso tiveram mentoria coletiva do Sebrae e oficina de plano de negócios. E agora, com a viagem, a ideia é que os vencedores conheçam as principais empresas de tecnologia do mundo. Também participarão da viagem os professores com maior pontuação, que foram Luciane de Carvalho Pereira, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e Waldemar Fernando Mello Martins, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

São José e Florianópolis estão entre as piores cidades do país para se dirigir, aponta pesquisa

Confira os projetos vencedores:

Agronegócios
Vencedor:
Luan Fernando Wazlawick da Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia (FATTEP), Concórdia
Projeto:
Del'campo: empresa que fabricará doces e geleias de frutas com princípios coloniais centenários e processos industriais modernos, fornecendo assim geleias de qualidade elevada a um preço competitivo, acessível aos consumidores de classes emergentes. Os insumos utilizados para a fabricação serão provenientes de cultivo próprio como também de pequenos produtores rurais, incentivando o crescimento da agricultura familiar.

Comércio
Vencedor:
Alan Erbbe da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí
Projeto: 
Opa&Oma: proposta de criar moda para um público acima de 60 anos, atendendo as suas exigências de mercado, como tecidos mais leves, sapatos com solas mais confortáveis, meias ortopédicas, roupas com botões maiores para não se soltarem facilmente, roupas íntimas mais leves, assim como a linha com tecidos antialérgicos.

Indústria
Vencedor:
Edna Regina Evaristo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau
Projeto:
Empresa Endrerosa: irá promover ações para preservar a natureza e ao mesmo tempo dar um destino correto para os resíduos das indústrias têxteis. Além da coleta, separação e destinação, a ideia é que a empresa produza microfibra de poliéster com esses resíduos têxteis, por exemplo.

Negócios digitais
Vencedor:
Raphael Odebrecht de Souza da Universidade do Estado de SC (Udesc), Joinville
Projeto:
Listen: desenvolve soluções de baixo custo para pessoas que possuem perda auditiva. A Listen desenvolveu um aplicativo para smartphones que transforma o celular em um aparelho auditivo, podendo ser utilizado com qualquer fone de ouvido.

Serviços
Vencedor:
Marluci Ramos Hilário da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Criciúma
Projeto:
Nicky's Buffet Kids: buffet especializado em comidas saudáveis e sustentáveis voltadas para o público infantil. A aluna explicou que há carência neste tipo de serviço no mercado da região. Além de oferecer opções que fogem do tradicional, há a preocupação com o sabor e a atratividade dos pratos. E os pais podem optar pelo espaço de festas do próprio buffet, comentou a acadêmica do curso de Administração. O buffet ofertado pela empresa será de escolha exclusiva do cliente, podendo ser 100% natural com utilização de frutas e verduras elaborados de forma criativa e atrativa .

SC recebe 700 mil doses extras para vacinar crianças e adolescentes a partir do dia 19 de setembro

 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros