Evento mostra criatividade e talento dos estudantes da Grande Florianópolis - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Educação11/10/2016 | 18h45Atualizada em 11/10/2016 | 18h45

Evento mostra criatividade e talento dos estudantes da Grande Florianópolis

7ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia, realizada no Centro Multiuso de São José, deu amostra da capacidade dos alunos da região

Evento mostra criatividade e talento dos estudantes da Grande Florianópolis Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Budismo, cristianismo e umbanda, tudo junto, no mesmo estande de alunos de Ensino Médio em uma feira de ciência e tecnologia. Com esta proposta, os estudantes da escola Daysi Werner Salles, de Capoeiras, chegaram à 7ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Grande Florianópolis, realizada nesta terça-feira no Centro Multiuso de São José, para mostrar que ensino religioso também se encaixa no evento. 

Utilizando a problemática da própria escola, que está fechada por problemas estruturais e teve as turmas realocadas em outra unidade, eles apresentaram o poder da fé e do pensamento positivo. 

— Cada aluno trouxe uma proposta diferente dentro das aulas de ensino religioso, e resolvemos juntar tudo neste contexto da nossa escola. Todos os alunos sonham com o resgate da identidade, com a construção de uma escola nova  — explicou o professor orientador, Alessandro Barato. 

O projeto foi um dos vencedores da feira, junto com a turma de 3° ano da escola Aderbal Ramos da Silva e do magistério da Aníbal Nunes Pires.

A poucos metros da equipe de Alessandro, era possível aprender sobre ciência, tecnologia, cidadania, meio ambiente e outros assuntos globais, tudo isso com jovens das escolas públicas estaduais da região que ainda nem completaram 18 anos. Ao passear pelos corredores da feira, se via uma pequena amostra do talento e criatividade dos estudantes. Foram 65 trabalhos expostos, vencedores das feiras em cada escola, além do Espaço Mirim, com objetivo de estimular a produção científica dos pequenos.

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

A preocupação com a epidemia de mosquito da dengue motivou os estudantes da escola Cecília Rosa Lopes, no bairro Forquilhinhas, em São José, a abordarem o assunto. Nas aulas de química e biologia, aprenderam os conceitos e criaram repelente caseiro de cravo da Índia, vela repelente e sabonete de andiroba e citronela, todos produtos naturais:

— São coisas simples, que todos podem ter acesso em casa. Fizemos como experimento e vimos que deu certo — explica a estudante Beatriz Pereira, 15 anos, do 2º ano.

Antenadas na onda dos orgânicos, as colegas do 7º ano da escola Silveira de Matos, Luana da Silva, 13 anos, e Júlia Manuela Turnes, 12, criaram uma ração orgânica, que segunda elas foi aprovadas por seus cachorros:

— Pesquisamos tudo e fomos testando os ingredientes até ficar no ponto certo. Tenho cinco cachorros, testei com eles e todos gostaram. É saudável e fácil de fazer — conta Júlia.

Jovens tecnológicos

Com a internet e tecnologia mais acessíveis, cada vez mais cedo os estudantes têm mostrado seus talentos na área, e que as ferramentas também podem ser aliadas na hora de aprender. Com um aplicativo no smartphone, lentes e papelão, os alunos do terceiro ano da escola João Silveira, no Aririú, Palhoça, criaram óculos de realidade virtual.

— Este tipo de óculos já existe, mas custa caro, e conseguimos fazer muito barato. Na aula de biologia, por exemplo, daria pra ver uma célula dentro do corpo humano – explica Matheus Viena, do Terceirão.

A coordenadora da feira, Zaira Terezinha Wagner, na Gerência Regional da Secretaria de Estado da Educação, destaca que todos os projetos foram desenvolvidos dentro das escolas, fomentando a ciência e instigando os alunos a irem atrás de respostas:

— Foram convidados avaliadores de universidades, todos com mestrado e doutorado para escolher os vencedores. Entre os critérios estão a criatividade, a originalidade, tecnologia, inovação, sempre tendo relação com os temais mundiais. Os vencedores irão participar da feira estadual, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro no Instituto Estadual de Educação — finaliza.

Leia mais:

MEC instituiu aula integral no Ensino Médio. SC pode ter até 30 escolas no programa

Cartilha de Redação do Enem é divulgada

Confira 5 plataformas de simulados online e gratuitos que ajudam a se preparar para o Enem 


 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros