Mário Motta: obra de arte, cultura e falta de informação no centro - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Florianópolis12/10/2016 | 08h03Atualizada em 12/10/2016 | 08h03

Mário Motta: obra de arte, cultura e falta de informação no centro

Escultura na rodoviária da Capital não cita nome do autor

Faz algum tempo (mas foi no ano em curso), que o leitor Paulo Duarte enviou mensagem à Secretaria de Turismo de Florianópolis (e esta teria repassado para a Secretaria de Cultura), solicitando que fosse colocado o nome do autor dessa escultura instalada no pátio do Terminal Rodoviário Rita Maria. 

Placa sem informações sobre o autor da obra e um pouco descuidada Foto: Paulo Duarte / Divulgação

Há uma placa ali (em detalhe), mas ela traz apenas trecho de uma das rezas da personagem folclórica Rita Maria e não mais que isso. Como não houve nenhuma providência, o leitor Paulo Duarte também insistiu no envio de mensagem, agora diretamente para a Secretaria de Cultura. E até agora, passadas várias semanas, não recebeu nenhuma resposta e nenhuma providência foi tomada.

 Trago, então, parte do que o Paulo escreveu nessas mensagens: "Caros senhores, Turismo não se faz apenas com praias e hotéis. É preciso também investir na cultura e nas artes. Aproveito para dizer que a referida escultura já apresenta alguns pontos de deterioração, considerando que é feita com sucatas de ferro". E ele conclui lembrando que a escultura é obra do artista Paulo Siqueira. 

Por falar em Paulo Siqueira...

Foto: Fabiano Gozzo / Divulgação

Paulo Batista de Siqueira nasceu em Soledade, no Rio Grande do Sul, em 26 de julho de 1949. Radicou-se em Chapecó no ano de 1972 e permaneceu na cidade até seu falecimento, em 1996. Desenvolveu no município a maior parte de sua obra, composta por pinturas, esculturas, desenhos e decoração. 

Em sua homenagem foi criado o Memorial Paulo de Siqueira, que está localizado na base do monumento ¿O Desbravador¿ ao lado da Catedral no centro de Chapecó, acolhendo uma parte do seu acervo de obras e objetos. Além do Desbravador e de inúmeras outras esculturas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, essa escultura instalada no pátio do Terminal Rita Maria, é conhecida como Homem de Ferro (Iron Man) e foi produzida com pedaços de ferro obtidos junto a ferros-velhos da região. 

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros