Profissionais da Educação, pais e alunos escolhem novos diretores de escolas municipais de Florianópolis - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Votação27/11/2016 | 16h42Atualizada em 27/11/2016 | 16h42

Profissionais da Educação, pais e alunos escolhem novos diretores de escolas municipais de Florianópolis

Dirigentes de colégios e CEIs vão trabalhar nos próximos três anos. Nomes serão divulgados até o dia 5 de dezembro

Profissionais da Educação, pais e alunos escolhem novos diretores de escolas municipais de Florianópolis Ricardo Medeiros/Divulgação/ PMF
Foto: Ricardo Medeiros / Divulgação/ PMF

Os novos diretores escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis foram eleitos neste sábado, 26. Durante toda a manhã e tarde, profissionais da Educação, familiares e alunos, do quinto ao nono ano, apontaram os dirigentes que ficarão no posto de janeiro de 2017 a janeiro de 2020.

No dia 5 de dezembro, serão homologados os nomes dos vencedores. Segunda (28) e terça-feira (29) estão reservadas para a entrada de recurso de contestação de resultado, por isso que o resultado oficial será divulgado somente na outra semana.

Para o secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o voto direto nas escolas legitima o processo.

— Os eleitos assumem mais responsabilidades perante a comunidade e as famílias ficam mais incentivadas para monitorarem os eleitos — observou.

Houve eleição em 105 unidades educativas. Em cinco delas, a disputa foi acirrada, com três candidatos disputando o cargo. A situação ocorreu na Creche Bem-Te- Vi (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e Núcleo de Educação Infantil Ingleses (Ingleses).

Em 11 unidades não aconteceu o pleito. Sendo assim, os diretores serão indicados pela Prefeitura. Em 10 casos, não houve candidatos. No Núcleo de Educação Infantil Sol Nascente não haverá eleição por tratar-se de uma nova unidade da rede que funcionará a partir do ano que vem.

Em quatro estabelecimentos de ensino, não houve quórum para validar o processo, que deveria ser de 33% por segmento. Nesta situação também os diretores serão apontados pela administração municipal. São elas a Creche Anna Spyrios Dimatos (Tapera) e as escolas Osmar Cunha (Canasvieiras), Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) e Almirante Carvalhal (Coqueiros).

A rede é composta por 80 unidades de educação infantil e 36 escolas de ensino fundamental. Atualmente, há mais de 30 mil estudantes. Crianças de 10 a 14 puderam votar. 

Leia mais notícias sobre a Grande Florianópolis


 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros