Mário Motta: "o sofrimento nos humaniza mais que o sucesso" - Geral - Hora de Santa Catarina

Opinião02/12/2016 | 07h26Atualizada em 02/12/2016 | 07h26

Mário Motta: "o sofrimento nos humaniza mais que o sucesso"

Difíceis de explicar, grandes tragédias nos levam à reflexão e transformam o mundo mais rapidamente

Estou em Chapecó por força do trabalho. Venho acompanhando de perto a tristeza e a comoção vivenciada por essa gente desde a última segunda-feira, quando as primeiras informações rasgaram a madrugada desde a Colômbia, trazendo fatos que até agora não queríamos acreditar que fossem verdades. No entanto, grandes tragédias nos levam à reflexão e transformam o mundo muito mais rapidamente. E esse é o caso.

Quando vejo, como na noite de quarta feira, mais de 20 milpessoas na Arena Condá e mais de 52 mil no estádio nacional de Medellín em uníssono gritando: "Vamo, vamo Chapeeeee!!" percebo que o ser humano tem facetas incríveis, quase incompreensíveis, especialmente em eventos coletivos, comoção, humanidade em dor. E essa tragédia tem exatamente esse diferencial: não é pela guerra real, mas através da "guerra simbólica" do futebol.

De arrepiar! Foto: Mário Motta / Arquivo Pessoal

E ultrapassou tudo através da solidariedade diante da dor. O sofrimento nos humaniza até mais que o sucesso. Vivemos numa sociedade em que todos os estímulos são para sermos obrigados a ter e a fazer sucesso. O sucesso é perigoso, pois nos embebeda e muitas vezes nos deixa idiotas e arrogantes. Pois essa comoção me parece ter ocorrido exatamente pela postura inversa desse grupo, consciente de seus limites e da luta por superá-los, com sua humildade e empenho, garra e entrega por um sonho que acabou tomando todos nós. Se podemos tirar algo de valor positivo de tudo isso, é exatamente essa consciência de humanidade que muitas vezes esquecemos ter ou ser... Ainda somos humanos sim e isso continua sendo o melhor de todos nós.

Confira as notícias do colunista Mário Motta
Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros