Pílulas de Saber: os bloqueadores alfa-adrenérgicos ajudam a expelir cálculos renais grandes - Geral - Hora de Santa Catarina

Pesquisa05/12/2016 | 08h07Atualizada em 05/12/2016 | 08h07

Pílulas de Saber: os bloqueadores alfa-adrenérgicos ajudam a expelir cálculos renais grandes

Estudo mostra que alternativa também custa menos ao sistema de saúde

Carlos Rogério Tonussi
Carlos Rogério Tonussi

tonussi@farmaco.ufsc.br

Estima-se que 12% dos homens e 5% das mulheres terão sintomas de cálculos renais pelo menos uma vez durante suas vidas, causando dor, algumas vezes falta no trabalho e, muitas vezes, um bocado de gasto de dinheiro. Destes pacientes, cerca de dois terços vão precisar mais do que apenas tomar bastante água extra para por a pedra para fora. 

Por isso, os médicos desejam muito encontrar opções não cirúrgicas para ajudar. Se a passagem de cálculos renais for facilitada sem cirurgia, os pacientes sofrerão menos dor e riscos adicionais. Custando também menos para o sistema de saúde. 

Grandes pedras renais causam muita dor Foto: Mário Brasil / Agencia RBS

Os guias médicos modernos recomendam o uso de drogas chamadas alfa-bloqueadores para facilitar a passagem de pedra. Estes incluem fármacos tais como tamsulosina, disponível como medicamento genérico, e um estudo publicado on-line em 1º de dezembro no jornal científico BMJ, confirma a eficácia destes medicamentos. 

COMPARANDO PESQUISAS

Os pesquisadores agruparam 55 estudos comparando alfa-bloqueadores com placebo, ou controles. Eles consideraram tanto o tamanho da pedra como sua localização no sistema urinário, em 5.990 sujeitos, para ver se algum desses fatores poderia contribuir para o sucesso em expelir a pedra. Então eles descobriram que os bloqueadores alfa-adrenérgicos são sim efetivos em eliminar pedras, mas o benefício é mais relevante em pacientes com cálculos renais grandes.

Na verdade, com o uso de um bloqueador alfa, a chance é 57% maior para a passagem de pedras grandes, mas nenhum benefício foi encontrado quando as pedras eram menores. Já a localização, seja no trato urinário alto ou baixo não fez diferença, nem o tipo de medicamento alfa bloqueador utilizado. Podendo ser utilizado também a prazosina, um dos alfa-bloqueadores mais antigos e baratos do mercado. 

POR QUE FUNCIONAM? 

Estes dados ajudam a identificar melhor os pacientes que podem se beneficiar do uso de alfa bloqueadores, sendo importante considerar o tamanho da pedra quando se decide prescrever esses medicamentos para pacientes com cálculos renais.

Os medicamentos bloqueadores alfa-adrenérgicos são substâncias normalmente utilizadas para relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial. Porém, os mesmos também são capazes de relaxar os canais urinários, facilitando a passagem das pedras.

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Leia todas as colunas Pílulas de Saber


 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCDomingo começa com temperatura negativa na Serra, mas massa de ar frio se afasta de SC. https://t.co/v240PzTRTd https://t.co/61mgMXqghzhá 51 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCMário Motta: Camerata Florianópolis faz apresentação especial para a comunidade do Monte Cristo… https://t.co/6G6n5cYwMxhá 11 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros