SC volta a ocupar segundo lugar entre os Estados com maior taxa de detecção de aids - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Dia mundial de luta01/12/2016 | 06h48Atualizada em 01/12/2016 | 11h20

SC volta a ocupar segundo lugar entre os Estados com maior taxa de detecção de aids

No levantamento do Ministério da Saúde do ano passado, Santa Catarina aparecia na terceira colocação, atrás do Amazonas e Rio Grande do Sul

SC volta a ocupar segundo lugar entre os Estados com maior taxa de detecção de aids Red Ribbon/WORLD BANK / Creative Commons
Foto: Red Ribbon / WORLD BANK / Creative Commons

Santa Catarina passou da terceira para a segunda colocação entre os Estados com a maior taxa de detecção de aids no país. No levantamento do ano passado, o Ministério da Saúde divulgou que SC estava atrás do Amazonas e Rio Grande do Sul. Nos dados repassados nesta quarta-feira e referentes a 2015, o Estado só perde para o RS em número de casos. Enquanto o Estado vizinho apresenta um índice de detecção de 34,7 casos de aids a cada 100 mil habitantes, em SC essa taxa é de 31,9 casos.

Outro dado preocupante é que SC apresenta a segunda maior taxa de detecção em gestantes e superior à taxa nacional, com 5,6 casos a cada 1 mil nascidos vivos. Rio Grande do Sul, com pior índice, apresenta uma taxa de 10,1 casos. 

Os dados do Ministério da Saúde mostraram ainda que Santa Catarina teve um declínio na taxa de detecção de aids entre os anos de 2006 e 2015, com uma queda de 17%.

Pacientes sem tratamento

Dados divulgados também revelaram que 827 mil pessoas vivem com HIV/aids no Brasil. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectados.

Do total de pessoas soropositivas identificadas no país, 372 mil ainda não estão em tratamento, apesar de 260 mil delas já saberem que estão infectadas. 

Levantamento mostrou ainda que o número de casos de HIV/aids tem aumentado entre os homens. Enquanto, em 2006, a razão era de 1 caso em mulher para cada 1,2 caso em homens, em 2015, o cenário passou a ser 1 caso em mulher para cada 3 casos em homens.

Confira alguns fatos pouco conhecidos sobre a aids

"Trabalho de combate e prevenção ao Aedes independe do número de casos", afirma ministro da Saúde 

Vacina contra o HIV começa a ser testada na África do Sul

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros