Conheça o aquário que abriga 3 mil animais no Rio de Janeiro - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

AquaRio10/01/2017 | 02h01Atualizada em 10/01/2017 | 02h01

Conheça o aquário que abriga 3 mil animais no Rio de Janeiro

Desde novembro, espaço proporciona uma visão geral dos ecossistemas

Conheça o aquário que abriga 3 mil animais no Rio de Janeiro Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Quem entra no Aquário Marinho do Rio, o maior da América Latina, vive o sonho de um menino de 16 anos. Marcelo Szpilman é, atualmente, um dos principais especialistas em tubarões do Brasil, mas idealizou na adolescência o que faria, assistindo à versão biólogo marinho de James Bond em 007 — O espião que me amava (1977). No filme, o agente secreto se disfarça e, para confirmar a identidade, é desafiado a acertar o nome dos animais que nadavam em frente a um laboratório submarino.

— E ele ia lá e respondia na lata o nome científico dos peixes. Isso me fascinou. Foi naquele momento que eu tive o clique e disse: "É isso que eu quero fazer, ser um biólogo marinho" — explica Szpilman, idealizador do AquaRio.

Leia mais:
Uma entrevista com Marcelo Szpilman, idealizador do AquaRio 
Sete motivos para aproveitar os legados olímpicos no Rio de Janeiro

De lá para cá, ele não apenas realizou seu sonho de garoto como, desde novembro, proporciona o contato com a vida marinha a milhares de pessoas que visitam diariamente o AquaRio. Com 26 mil metros quadrados de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o local abriga 3 mil animais de 250 espécies.

A ideia é que o visitante tenha uma visão geral dos ecossistemas marinhos. Há plânctons — base da cadeia dos oceanos —, águas-vivas e praias arenosas com animais que se enterram antes de o visitante chegar aos seres perigosos, no gigante recinto oceânico. E é gigante mesmo — 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando pelo interior, de onde se pode ver diversas espécies de peixes, raias e tubarões.

É lá que estão duas das principais estrelas do lugar, vindas do Aquário de Ubatuba: Sharon e Margarida, um tubarão mangona da espécie Carcharias taurus, de dois metros de comprimento, e um tubarão-lambaru Ginglymostoma cirratum, com dois metros e meio.

Pelos nomes científicos, fica difícil saber quem é quem. Então, a dica para reconhecê-las é simples: a Margarida está sempre rodeada de peixinhos, que vão nadando junto a ela para aproveitar os restos de comida que ficam pelo caminho.

— Na natureza é assim, enquanto uns trabalham, os outros se divertem — brinca Szpilman.

Para evitar desperdícios e ter a certeza de que os animais estão se alimentando direitinho, a dupla de tubarões, assim como as raias, recebe comida na boca, das mãos dos mergulhadores. A função é visível ao público e ocorre diariamente por volta das 14h.

Outro sucesso de público é a sequência de aquários com os peixes do indo-pacífico. Quem lembra do endereço "P. Sherman, 42, Wallaby Way, Sydney" vai matar a charada. Sim, é lá que está toda a turma dos filmes Procurando Nemo e Procurando Dory.

Para 2017, está prevista uma série de atividades adicionais. Entre elas, a possibilidade de visitar os bastidores do aquário, dormir no túnel e, para quem tiver coragem, mergulhar ao lado de raias e tubarões no tanque principal.

Aquários pelo mundo

- O tamanho dos aquários é medido pelo volume de água. O AquaRio tem tamanho semelhante ao Oceanário de Lisboa, que tem 5 milhões de litros.

- O maior aquário nos EUA é o Georgia Aquarium, em Atlanta, com quase 40 milhões de litros de água doce e salgada. Já foi o maior do mundo.

- Ele perdeu posição para o Chimelong Ocean Kingdom, inaugurado em 2014 na China. São sete áreas, cada uma representando uma parte do oceano, totalizando 49 milhões de litros de água.

- O maior aquário da Europa está sediado em Valência, integrando a Cidade das Artes e das Ciências, obra do espanhol Santiago Calatrava — o mesmo responsável pelo Museu do Amanhã. São 42 milhões de litros de água em diversos tanques, que apresentam os principais ecossistemas marinhos do planeta.

*O jornalista viajou a convite de Rede Marriot de Hotéis

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCCom gol no fim, Chapecoense perde para o Corinthians na Arena Condá https://t.co/UCJ1aCMLmm #HoraSC https://t.co/Z7szHoiIgzhá 15 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCPIS/Pasep: governo libera saques para quase 8 milhões de idosos a partir de outubro https://t.co/YYc9ztk4mf #HoraSC https://t.co/3MLBrBxuFShá 32 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros