Em seu último discurso, Obama exalta diversidade e diz que racismo é uma ameaça à democracia - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Despedida11/01/2017 | 00h41Atualizada em 11/01/2017 | 08h31

Em seu último discurso, Obama exalta diversidade e diz que racismo é uma ameaça à democracia

Evento foi realizado em Chicago, no mesmo local onde fez o discurso da vitória em 2009

Em seu último discurso, Obama exalta diversidade e diz que racismo é uma ameaça à democracia Jonathan Ernst/REUTERS
Foto: Jonathan Ernst / REUTERS
Zero Hora
Zero Hora

Há poucos dias de deixar a presidência dos EUA, Barack Obama fez um discurso oficial para o povo americano na noite desta terça-feira. Ao vivo para todo o mundo, o evento ocorreu no McCormick Place, em Chicago, para um público de 20 mil pessoas. 

A chegar no evento, o presidente foi bastante aplaudido e abriu seu discurso com um agradecimento.

— Hoje é minha vez de dizer obrigado. Todos os dias, aprendi com vocês. Vocês fizeram de mim um presidente melhor, e fizeram de mim um homem melhor — disse.

Leia mais:
Obama não apenas jogou confete sobre si mesmo. Discursou para a história
Spotify oferece emprego a Obama
Obama admite ter subestimado impacto de interferência russa nas eleições

Enfatizando índices positivos conquistados ao longo de seus oito anos de governo, como a criação de empregos e redução da pobreza, além de avanços internacionais como o acordo nuclear com o Irã e o novo programa com Cuba, Obama afirmou que seria difícil acreditar que estes avanços seriam possíveis.

— Estas conquistas foram vocês que conseguiram. Vocês foram a mudança e responderam a esperança das pessoas. Agora os Estados Unidos é um lugar melhor e mais forte do que quando começamos — disse o Obama, aos gritos de "fique".

No discurso, Obama citou três ameaças à democracia: falta de oportunidade econômica, divisão racial e tendência de se retrair a uma bolha e se cercar de pessoas similares a nós.

Depois de uma eleição marcada pelas propostas de Donald Trump de deportar imigrantes, banir muçulmanos do país e usar a tortura contra suspeitos de terrorismo, Obama falou da importância do respeito ao Estado de Direito, à diversidade, às minorias e às escolhas sexuais individuais.



— Da mesma maneira que nós, como cidadãos, temos de permanecer vigilantes contra agressões externas, nós temos de estar alertas contra o enfraquecimento dos valores que nos fazem o que somos — disse Obama.

— É por isso que eu rejeito a discriminação contra os muçulmanos americanos — afirmou o presidente, em uma referência explícita às propostas de Trump. Segundo ele, o abandono de princípios que orientam a democracia americana fortalece os adversários externos do país e grupos extremistas como o Estado Islâmico.

— Eles não podem derrotar a América a menos que nós traiamos nossa Constituição e os princípios pelos quais nós lutamos — afirmou.

Ao decidir falar em Chicago, Obama quebrou uma tradição de seus antecessores, que discursaram em suas despedidas na própria Casa Branca. Ao justificar a escolha do lugar, ele lembrou que foi em Chicago que fortaleceu sua carreira política, além de ter sido a cidade onde conheceu sua mulher, Michelle, e onde nasceram as filhas do casal, Sasha e Malia.

— Michelle, nos últimos 25 anos você foi não apenas minha mulher e mãe de minhas filhas, mas minha melhor amiga — afirmou o presidente em homenagem a uma das mais populares primeiras-damas da história dos EUA.

Segundo a CNN, Obama escreveu pessoalmente seu discurso, com a ajuda de seu principal redator, Cody Keenan. O presidente ditou suas ideias e fez anotações nos rascunhos de Keenan. O texto final foi aprovado após pelo menos quatro rascunhos, ainda de acordo com a emissora.

*ZERO HORA com agências

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCDomingo será novamente de sol em todas as regiões de Santa Catarina. https://t.co/Ekc7rkpN6p https://t.co/BNKWTjVIjfhá 22 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCLaine Valgas: Projeto da FCC levará atrações gratuitas para 50 cidades catarinenses: https://t.co/7iiggrykXy https://t.co/XYC78g3i5Mhá 14 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros