Giro Motorizado: uma moto que fica em pé a 0 Km/h - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Novidade12/01/2017 | 10h45Atualizada em 12/01/2017 | 10h45

Giro Motorizado: uma moto que fica em pé a 0 Km/h

Moto-conceito foi apresentada pela Honda em Los Angeles (EUA)

Giro Motorizado: uma moto que fica em pé a 0 Km/h Honda/Divulgação
Foto: Honda / Divulgação

Por Renato Gava

Parar a moto e não colocar os pés no chão é coisa para artista de circo ou competidor de trial, certo? Sim, mas essa parte do show deles parece estar com os dias contados. A Honda mostrou na semana passada durante o Consumer Electronics Show (CES), em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma moto-conceito que para em pé mesmo quando a velocidade é zero. O modelo é equipado com a tecnologia Riding Assist (assistência de pilotagem).

A nova tecnologia também facilita o equilíbrio da moto em baixas velocidades, anulando o chamado efeito "cobrinha" (como a menor rotação das rodas gera menos inércia, obriga o motociclista a balancear a moto, mexendo o guidão para os dois lados), sobretudo nas motos mais pesadas.

O Riding Assist funciona como uma espécie de inteligência artificial e, basicamente, faz o mesmo que pilotos de trial. Sensores mexem o guidão de um lado para o outro para equilibrar o veículo, e o sistema tem uma vantagem sobre os humanos: ao mesmo tempo, a coluna de direção e o garfo dianteiro se movimentam para frente e para trás, alterando o centro de gravidade da moto e ajudando na empreitada.

A moto-conceito foi baseada na plataforma bicilíndrica de 750cc, da qual a NC 750X deriva. O protótipo faz parte do que a Honda chama de Ecossistema de Mobilidade Cooperativa, que mescla inteligência artificial e robótica.

O sistema conta ainda com uma câmera que permite a moto "enxergar" o condutor e segui-lo a pé, para a entrada ou saída de um estacionamento, por exemplo — basta apertar um botão no painel. A Honda não falou em previsão para colocar o Riding Assist no mercado, mas o desenvolvedor do projeto, Makoto Arai, deixou claro que não deve ocorrer antes de 2020. Apesar de o sistema ser considerado relativamente simples, aumentaria demais o preço dos veículos, o que é uma pena!

Confira as notícias da coluna Giro Motorizado
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCLuminárias acesas no Centro: quem paga essa conta? https://t.co/AQa3zDTyWM https://t.co/dpmOA8cWP7há 36 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCLaine Valgas: Domingo É Dia de Teatro realiza a última apresentação do ano: https://t.co/OfNvmMHETW https://t.co/LP02D6EEMohá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca