Mário Motta: tenha muito cuidado com a saúde dos seus olhos - Geral - Hora de Santa Catarina

Previna-se!14/01/2017 | 07h48Atualizada em 14/01/2017 | 07h48

Mário Motta: tenha muito cuidado com a saúde dos seus olhos

Período de verão requer atenção maior, por causa do sol e do cloro das piscinas

Mário Motta: tenha muito cuidado com a saúde dos seus olhos Lauro Alves/Agência RBS
Foto: Lauro Alves / Agência RBS

O calor e o excesso de luminosidade nesta época do verão são um risco para os olhos e causam danos que poderiam ser evitados com algumas práticas simples. Semana passada, em conversa informal com o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor do Hospital de Olhos de Florianópolis, ele me alertou que no verão esses cuidados devem ser redobrados.

Quais seriam as recomendações do especialista para evitar incômodos à população e garantir férias mais felizes aos habituais frequentadores das praias e piscinas? As queixas das alergias oculares e irritações são muito comuns durante este período do ano, e, de um modo geral, decorrem do excesso de cloro em piscinas, da exposição à luz do sol e aos filtros solares.

A primeira providência, para os frequentadores de piscina, é muito simples: lave o rosto repetidas vezes para retirar o volume de excesso de cloro. Com esse cuidado evita-se a irritação e vermelhidão na região dos olhos. A presença do cloro na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Chapéus e óculos adequados são essenciais para proteção. Quanto ao uso de preventivos, apenas nos casos de pequenas alergias o interessado pode recorrer ao colírio lubrificante, mas sempre é recomendável consultar um oftalmologista para a correta prescrição médica. Portanto, abra os olhos para a prevenção!

Confira as notícias do colunista Mário Motta
Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face

 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCTrês pessoas morrem em acidentes nas estradas de SC neste sábado. https://t.co/li4sgE0RVP https://t.co/ViYjuszCXHhá 57 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCTiroteio em casa noturna deixa um morto e 14 feridos nos EUA. https://t.co/q29baxYpDP https://t.co/79KYaojuKRhá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros