Pelo menos 31 mortos são encontrados em cadeia de Roraima - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Violência no Norte06/01/2017 | 09h46Atualizada em 06/01/2017 | 21h16

Pelo menos 31 mortos são encontrados em cadeia de Roraima

De acordo com o governo estadual, diversos corpos foram decapitados e desmembrados e não há rebelião no momento

Pelo menos 31 mortos são encontrados em cadeia de Roraima HO/AFP
Foto: HO / AFP
Estadão Conteúdo, Agência Brasil e Zero Hora

Dias depois que um conflito de facções criminosas deixou 56 mortos em uma cadeia de Manaus, o governo de Roraima disse ter encontrado 31 corpos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) na madrugada desta sexta-feira. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar entraram no presídio no começo da manhã e a situação já está sob controle. Inicialmente, as autoridades chegaram a informar que havia 33 vítimas, mas o número foi posteriormente revisado pela Secretaria de Justiça de Roraima.

A maioria das vítimas foi decapitada, teve o coração arrancado ou foi desmembrada. Os corpos foram jogados em um corredor que dá acesso às alas. As autoridades, no entanto, ainda não divulgaram outros detalhes sobre as mortes. O estabelecimento é local de cumprimento de pena em regime fechado e não possui aparelho para bloqueio de celular ou oficinas de trabalho. 

Todos os mortos seriam integrantes da facção Comando Vermelho (CV), que domina cerca de 10% do presídio. Os outros 90% são controlados pelo grupo rival Primeiro Comando da Capital (PCC). Conforme o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel de Castro Júnior, o massacre foi "possivelmente" cometido pelo PCC.

Leia mais
Secretário de RR diz que crime em presídio pode ter sido cometido pelo PCC
Chacina em Manaus inaugura violência "colombiana" no Brasil
Massacre em Manaus foi "limpa geral" de facção, dizem investigadores

A Pamc é a maior casa prisional de Roraima. A penitenciária é a mesma cadeia onde, em outubro, um conflito entre presos deixou 10 mortos e seis feridos. Até junho passado, PCC e CV eram aliados na disputa pelo controle do tráfico na fronteira com o Paraguai. 

De acordo com um levantamento do jornal Folha de S. Paulo, os primeiros seis dias de 2017 já somam 95 mortes nas casas prisionais do país. O número representa 25% do total de mortes (372) registradas durante todo o ano passado.

Condições do presídio são "péssimas", segundo CNJ

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que a Penitenciária Agrícola de Boa Vista (Pamc) possui condições "péssimas". Segundo o CNJ, o local tem capacidade para 750 detentos, mas possui 1.398. O sistema prisional Roraima atendem atualmente quase o dobro da capacidade.

Segundo o Relatório Mensal do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais do CNJ, na inspeção, não foram encontradas armas de fogo ou instrumentos capazes de ofender a integridade física. Porém, foram apreendidos 113 aparelhos de comunicação ou acessórios. 

Terceiro maior massacre

Este é o terceiro maior massacre em presídios, em número de mortes, na história do Brasil, atrás apenas do ocorrido no Carandiru, em São Paulo, em 1992, quando 111 presos foram mortos e de Manaus onde foram mortos 60 presos esta semana.

Os detentos quebraram os cadeados e invadiram a Ala 5, cozinha e cadeião onde ficavam os presos de menor periculosidade. De acordo com informações de agentes penitenciários, não houve fugas.

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Tática (GIT) entraram na unidade, que hoje abriga 1,2 mil presos, o dobro da capacidade. Na manhã desta sexta-feira, equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram à penitenciária para fazer a remoção dos corpos.

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SC#LaineValgas: a família do João Pedro se reinventou para criar a própria empresa - https://t.co/w4ReXYINmX #HoraSC… https://t.co/DkhN14OHh3há 12 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCJovem do Monte Cristo chama atenção dos espanhóis na clínica do Real Madrid em #Florianópolis:… https://t.co/1BNMRMuCGRhá 43 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros