Pílulas de Saber: apenas 20 minutos de exercício físico já mostram ação como anti-inflamatório - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde16/01/2017 | 09h06Atualizada em 16/01/2017 | 09h06

Estudo norte-americano mostrou que uma sessão moderada pode estimular o sistema imunológico

Pílulas de Saber: apenas 20 minutos de exercício físico já mostram ação como anti-inflamatório Wikimedia Commons/Divulgação
Foto: Wikimedia Commons / Divulgação
Carlos Rogério Tonussi

tonussi@farmaco.ufsc.br

É bem sabido que a atividade física regular traz benefícios à saúde, incluindo controle de peso, fortalecimento do coração, ossos e músculos, além de reduzir o risco de certas doenças. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia San Diego School of Medicine descobriram que o exercício moderado também pode atuar como um anti-inflamatório. Os resultados têm implicações encorajadoras para doenças crônicas como artrite, fibromialgia e para condições mais difundidas, como a obesidade.

O estudo, recentemente publicado on-line na revista científica Cérebro, Comportamento e Imunidade (Brain, Behavior and Immunity), mostrou que uma sessão de 20 minutos de exercício moderado pode estimular o sistema imunológico, produzindo uma resposta celular anti-inflamatória. "Cada vez que nos exercitamos, estamos realmente fazendo algo de bom para o nosso corpo em muitos níveis, incluindo o sistema imunológico", afirmam os autores do estudo, "mas descobrir como esse processo acontece é a chave para maximizar com segurança esses benefícios", completam.

Um exercício simpático

O sistema nervoso simpático — parte do sistema nervoso autônomo que serve para acelerar a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial, entre outras coisas — é ativado durante o exercício para preparar o corpo para realizar o esforço. Hormônios, como adrenalina e noradrenalina, são liberados na corrente sanguínea e ativam os receptores adrenérgicos, que as células imunes possuem.
Este processo de ativação durante o exercício produz respostas imunológicas, que incluem a produção de muitas citocinas, ou proteínas, uma das quais é o TNF — um regulador chave da inflamação local e sistêmica que também ajuda a aumentar as respostas imunes.

Esse estudo descobriu que uma sessão de cerca de 20 minutos de exercício moderado em esteira resultou na diminuição de 5% no número de células imunes produzindo TNF. Entender como o exercício consegue reduzir essas proteínas inflamatórias pode contribuir para o desenvolvimento de novas terapias para ajudar milhares de pessoas com doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide e outras.

Os 47 participantes do estudo caminharam em uma esteira em um nível de intensidade que foi ajustado com base em seu nível de aptidão. O sangue foi coletado antes e imediatamente após o desafio de exercício de 20 minutos.

Caminhando para a saúde

Esses resultados mostram que uma sessão de treino realmente não precisa ser intensa para ter efeitos anti-inflamatórios. Entre 20 minutos a meia hora de exercício moderado, incluindo andar rápido, parece ser suficiente. A inflamação é uma parte vital da resposta imune do corpo. É a tentativa do corpo de curar-se após uma lesão; Defender-se contra invasores, como vírus e bactérias; E reparar tecidos danificados. No entanto, a inflamação crônica pode levar a graves problemas de saúde associados com diabetes, doença celíaca, obesidade e outras condições.

Pacientes com doenças inflamatórias crônicas devem sempre consultar com seu médico sobre o plano de tratamento adequado, mas saber que o exercício também pode atuar como um anti-inflamatório é um avanço extraordinário para as possibilidades de tratamento.

Leia todas as colunas Pílulas de Saber