Falando de Sexo: O que fazer quando há dificuldades para engravidar? - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Tire suas dúvidas!10/02/2017 | 14h09Atualizada em 10/02/2017 | 14h09

Falando de Sexo: O que fazer quando há dificuldades para engravidar?

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores   

Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina

redacao@horasc.com.br

Oi, meninas. Estou precisando muito da ajuda de vocês: tenho 45 anos e a minha esposa está com 32. Estamos tentando engravidar há um ano e meio, mas não tem dado certo. Ela já foi ao médico ginecologista e não tem nenhum problema. Aí, comecei a pensar que eu é quem devo estar com alguma coisa. O que tenho que fazer, e qual é o tratamento indicado, meninas? Tenho me sentido o pior dos homens. Afinal de contas, eu não estou conseguindo fazer a minha mulher engravidar... Qual a sugestão?

Foto: Reprodução / Reprodução

Amigo leitor, muita calma nessa hora, nada de ficar em pânico! Não adianta você se precipitar com todos esses pensamentos negativos. O fato de vocês não terem conseguido ainda engravidar não tem relação alguma com a sua virilidade nem com a masculinidade. Em primeiro lugar, é importante que procure consultar um urologista para fazer uma avaliação correta a respeito.

Possibilidades

As chances de um casal sem problemas engravidar são de apenas 15%. Muitas vezes, a contagem do esperma pode ser mais baixa do que a de um homem mais novo, ou, ainda, o espermatozoide pode sofrer alterações de formato e mobilidade, o que diminui a possibilidade de concretizar a gravidez. Por isso, é tão importante procurar um médico e ver com ele a possibilidade de realizar um exame conhecido como espermograma. Isto ajuda a tentar identificar se existem e quais seriam, então, as alterações. A partir daí, comece a pensar em algumas possibilidades de tratamento para viabilizar a gestação. Mas não se preocupe, pois há tratamentos bastante eficientes.

Leia mais na coluna Falando de Sexo

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com Edsoul: a Casan diz que obras forçam as interrupções no abastecimento. https://t.co/VaMeeihQvc https://t.co/hqO7tOdfgIhá 39 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCPapo da Hora: Unidade Básica de Saúde em Biguaçu promove Natal solidário. https://t.co/6wtYZoGWj1 https://t.co/BtuT3J36s1há 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca