Laine Valgas: conheça o último finalista da promoção Melhor Farofa do Verão - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Delícia!10/02/2017 | 07h07Atualizada em 10/02/2017 | 07h07

Laine Valgas: conheça o último finalista da promoção Melhor Farofa do Verão

Ação do Jornal do Almoço terá o grande vencedor divulgado no dia 18 de fevereiro

Laine Valgas: conheça o último finalista da promoção Melhor Farofa do Verão Laine Valgas/Arquivo Pessoal
Foto: Laine Valgas / Arquivo Pessoal

Foi-se o tempo em que cozinha era território exclusivo da mulherada! Hoje eles chegam até a nos superar (e surpreender) no comando das panelas, como fez o Ricardo Rollemberg nosso quinto, e último, finalista do Concurso A Melhor Farofa do Verão do Jornal do Almoço, na RBSTV. "Acho que nasci com um talento especial pra isso: por unanimidade fui escolhido o cozinheiro oficial da família e, quando vi a oportunidade de mostrar isso pra todo mundo, não resisti e arrisquei minha farofa no concurso", conta Ricardo, único homem na final, que nos apresenta uma receita "com gostinho de mãe", como ele mesmo diz.

UM "CHEFF" EM CASA

Ricardo e a família vieram há um ano de São Paulo para Florianópolis. "Lá éramos funcionários públicos e nos mudamos em busca de uma vida mais tranquila para nossa família. Acertamos: amamos morar aqui e nos sentimos já parte desta terra", diz a esposa Sônia, uma das maiores apoiadoras do marido na cozinha. 

"Tenho a sorte de ter um cheff em nossa casa! Há 38 anos é assim, desde que nos casamos: ele pilota o fogão e eu dou conta de todo o resto. As delícias que ele faz todo mundo pede bis e, com essa farofa, não vai ser diferente", defende.

A MARCA DE DONA ANA

"Essa receita tem cheirinho da minha mãe, Dona Ana. Ela fazia sempre no Natal e adicionava também uva passa e castanhas — o que eu dei uma mudada, pra ser feita também no dia a dia. Cada vez que a faço, desperto minha memória afetiva e o resultado é uma farofa com muito amor", conta Ricardo. Vamos anotar a receita? 

FAROFA DE BIJU COM CASTANHA
 

Foto: Laine Valgas / Arquivo Pessoal

* 1 colher e 1/2 de sopa de manteiga

* 1/2 xícara de chá de bacon em cubos

* 1/2 xícara de chá de castanha-do-Pará picada ou em lascas

* 1/2 xícara de chá de alho-poró picado

* 1/2 xícara de chá de cenoura ralada

* 2 xícaras de chá de farinha de biju

* Raspas de limão

* Salsinha a gosto

* Páprica picante e sal a gosto

Modo de fazer: Em uma frigideira coloque a manteiga e deixe aquecer. Em seguida, frite o bacon até dourar. Depois coloque o alho-poró, mexa, adicione as castanhas picadas e deixe encorpar. Na sequência ponha a cenoura ralada e as raspas de limão, mexendo de novo. Hora então de juntar a farinha biju, mais meia colher de sopa de manteiga e a páprica. Deixe fritar mais um pouco e desligue o fogo. Coloque o sal e, por último, a salsinha, misturando bem. Está pronta!

QUEM SERÁ?

Agora, com as cinco finalistas escolhidas, a expectativa é para a grande final, dia 18 de fevereiro, ao vivo de uma praia, onde eu, Edsoul e os cinco farofeiros estaremos para, junto com uma comissão julgadora, escolher A Melhor Farofa do Verão. Fica aqui uma gratidão imensa a cada pessoa que se inscreveu, a cada uma que nos recebeu com tanto carinho em sua casa, nos deixando ainda mais felizes por termos escolhido esta profissão. Quero muitooo mais experiências assim!

Leia mais na coluna da Laine Valgas

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCMário Motta: livro resgata vida e obra do Padre Ney Brasil Pereira. https://t.co/2gGqivjG4q https://t.co/CwyKqhCWDrhá 3 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRodrigo Faraco: as frentes de trabalho na remontagem do Avaí. https://t.co/9dqIGNqw2b https://t.co/rAOthKyckohá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca