Alemanha, Espanha, França e Itália discutem futuro da União Europeia em Versalhes - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Europa06/03/2017 | 11h01Atualizada em 06/03/2017 | 11h01

Alemanha, Espanha, França e Itália discutem futuro da União Europeia em Versalhes

Minicúpula tenta reforçar o projeto europeu, ameaçado pelo Brexit e pelo avanço do populismo

Alemanha, Espanha, França e Itália discutem futuro da União Europeia em Versalhes JUSTIN TALLIS/AFP
Reunião dos quatro países tenta reforçar projeto europeu após o Brexit Foto: JUSTIN TALLIS / AFP
AFP
AFP

França, Alemanha, Espanha e Itália discutem, nesta segunda-feira, em Versalhes, o futuro da União Europeia a partir do conceito de uma Europa "em várias velocidades". A minicúpula tenta reforçar o projeto europeu, ameaçado pelo Brexit e pelo avanço do populismo.

A reunião conta com o presidente francês François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel, e os chefes de governo espanhol e italiano, respectivamente, Mariano Rajoy e Paolo Gentiloni.

— A ideia consiste em dar um impulso político quádruplo — explicou uma fonte diplomática francesa.

Leia mais
Chanceler alemã pede que Turquia mantenha a "cabeça fria"
Reino Unido desbaratou 19 ataques terroristas em quatro anos
Ex-premier Alain Juppé não será candidato à presidência da França

A reunião dos quatro países ocorre antes que da cúpula relativa ao 60º aniversário do Tratado de Roma. Nela, deve se dar início a uma nova etapa na construção política europeia, a partir do dia 25 de março, na capital italiana.

Para superar os obstáculos relativos a uma União Europeia de 27 Estados e as reticências de alguns membros, principalmente do leste europeu, os países que anseiam por acelerar a integração poderão formar grupos mais reduzidos com intuito de evoluir a respeito de determinados assuntos prioritários para o crescimento, como as questões sociais, a proteção às fronteiras e a defesa.

A ideia de uma Europa em várias velocidades não é novidade, e já é perceptível por meio do espaço Schengen e da zona do euro.

Os dirigentes que participarão da minicúpula não farão nenhum anúncio oficial após a reunião, por temerem que alguns países membros, principalmente os do leste europeu, sintam-se desconsiderados.


 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCVeja imagens de como será o novo terminal de passageiros do aeroporto de #Florianópolis: https://t.co/yFG8KPrs2X… https://t.co/wIDDVyRz0Ihá 23 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCMudanças: Fields não vai mais ser uma casa só de música sertaneja: https://t.co/3DV9g9ulII #Florianópolis #balada https://t.co/lLLh2kaDmXhá 53 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros