Câmara dos Lordes britânica vota nova emenda ao projeto do Brexit - Geral - Hora de Santa Catarina

Saída da UE07/03/2017 | 11h13Atualizada em 07/03/2017 | 11h13

Câmara dos Lordes britânica vota nova emenda ao projeto do Brexit

Parlamento decidirá sobre acordo final e todos os futuros pactos comerciais com a União Europeia

Câmara dos Lordes britânica vota nova emenda ao projeto do Brexit HO/AFP
Foto: HO / AFP
AFP
AFP

A Câmara dos Lordes do Reino Unido deve votar, nesta terça-feira, uma segunda emenda ao projeto de lei sobre a ativação do Brexit. A decisão deverá permitir que o Parlamento britânico decida sobre o acordo final com a União Europeia (UE).

Os Lordes começaram a discutir o texto autorizando a ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa às 11h (8h pelo horário de Brasília). Eles devem votar, à tarde, em favor de uma alteração que dá a última palavra ao Parlamento sobre o acordo final e todos os futuros acordos comerciais com a UE.

Leia mais
Alemanha, Espanha, França e Itália discutem futuro da União Europeia
Câmara dos Lordes começa a debater lei que autoriza início do Brexit
Luiz Antônio Araujo: Premeditando o Brexit

Uma fonte da oposição trabalhista afirmou à AFP que espera que a segunda emenda seja aprovada "com uma grande maioria" em razão de um acordo entre as partes.

A primeira-ministra, Theresa May, prometeu aos parlamentares um voto sobre a base de uma aceitação ou rejeição da oferta de Bruxelas. Na prática, o Parlamento decidirá se o Reino Unido aceita o acordo proposto ou se sairá da UE sem qualquer pacto com o bloco.

Neste cenário, os críticos temem um possível caos econômico e jurídico, com todos os acordos e contratos comerciais entre a UE e o Reino Unido tornando-se inválidos da noite para o dia.

Uma pesquisa da BMG Research para o jornal The Independent, publicada nesta terça-feira, aponta que apenas 25% dos britânicos defendem uma saída da UE "sem relações futuras estabelecidas" com o bloco.

Na quarta-feira passada, os membros da Câmara Alta do Parlamento adotaram por 358 votos contra 256 uma primeira emenda destinada a proteger os direitos dos três milhões de cidadãos europeus que vivem no Reino Unido.

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCSegunda parte da etapa mais importante da obra da Ponte Hercílio Luz inicia em 2 de outubro https://t.co/H3ZzHKRPDlhá 32 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCHomem carbonizado no Papaquara, em Florianópolis, é a segunda vítima morta com crueldade na região https://t.co/UsVTlXFbXWhá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros