Candidato de centro lidera corrida presidencial na França - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Corrida ao Palácio do Eliseu09/03/2017 | 07h57Atualizada em 09/03/2017 | 07h57

Candidato de centro lidera corrida presidencial na França

Ex-ministro da Economia Emmanuel Macron superou, pela primeira vez, a candidata de extrema-direita Marine Le Pen

Candidato de centro lidera corrida presidencial na França ERIC FEFERBERG/AFP
Foto: ERIC FEFERBERG / AFP
AFP
AFP

O ex-ministro da Economia Emmanuel Macron superou, pela primeira vez, a candidata de extrema-direita Marine Le Pen em uma pesquisa eleitoral na disputa pela presidência da França.

A sondagem do instituto Harris Interactive, publicada nesta quinta-feira, mostra o fundador do "En Marche!", partido de centro, com 26% das intenções de voto, contra 25% para a presidente da Frente Nacional, que aparece em segundo lugar. A pesquisa leva em conta o cenário para o primeiro turno, previsto para 23 de abril.

Leia mais
Ex-premier Alain Juppé não será candidato à presidência da França
"Ameaça" de vitória da extrema-direita na França "existe", diz Hollande
Candidato francês diz que será indiciado por empregos fantasmas

A pesquisa realizado para a France Televisions também também inclui a projeção para o segundo turno, previsto para 7 de maio. Macron, ex-ministro do atual governo socialista, mas que se define como "nem de esquerda, nem de direita", venceria com folga a eleição presidencial: 65% dos votos, contra 35% para Le Pen.

O candidato da direita, François Fillon, que viu a campanha desabar no último mês pelo escândalo das acusações de empregos fantasmas no Parlamento para a esposa e filhos, caiu para o terceiro lugar, com 20% das intenções de voto. Em seguida, aparecem o candidato socialista Benoît Hamon (13%) e o aspirante da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%).

As motivações para a intenção de voto mencionadas pelos entrevistados foram o projeto do candidato (63%), a capacidade para executar ideias novas (57%), o desejo de sua vitória (56%) e a honestidade do aspirante (54%).

Um total de 82% dos entrevistados afirmaram que estão interessados (muito ou bastante) nas eleições, enquanto 18% não demonstram grande interesse ou nenhum.

A pesquisa foi realizada entre 6 e 8 de março com uma mostra representativa de 4.533 pessoas registradas nas listas eleitorais. A margem de erro é de 0,6 a 1,6 ponto percentual.


 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCNossa Checagem: NSC confere os discursos dos agentes do Estado sobre segurança no Dia S - https://t.co/OhLPi7ItsE… https://t.co/BPOzCiPU35há 11 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com Edsoul: descanse em paz, guerreira Ruth https://t.co/pw20Xu4XB4 #HoraSC #Luto https://t.co/ScWorIZlv8há 41 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros