"Crédito rural para mulheres é instrumento de mudança da sociedade" - Geral - Hora de Santa Catarina

Desigualdade no campo10/03/2017 | 06h01Atualizada em 10/03/2017 | 06h01

"Crédito rural para mulheres é instrumento de mudança da sociedade"

Diretor da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, do governo federal, fala da importância da igualdade de gênero no acesso ao crédito rural

"Crédito rural para mulheres é instrumento de mudança da sociedade" Rômulo Serpa/Ascom Sead
Foto: Rômulo Serpa / Ascom Sead

José Carlos Zukowski, diretor substituto do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, do governo federal, falou ao DC sobre os desafios e a importância do crédito rural para mulheres.

O que faz com que alguns Estados tenham um desempenho bom em relação à concessão de crédito do Pronaf para mulheres, e outros, um desempenho ruim?

Um fator que diferencia algumas regiões de outras em relação à acessibilidade de crédito rural Pronaf pelas mulheres é se há organizações produtivas, tais como cooperativas e associações, especificamente constituídas por agricultoras familiares. Também cabe lembrar que em locais mais desenvolvidos a mulher encontra boas oportunidades de trabalho fora do campo, que podem lhe parecer mais atrativas, considerando seu perfil e seus objetivos profissionais.

2. Quais são os principais obstáculos para aumentar a participação das mulheres no volume de crédito rural concedido? Como é possível melhorar o cenário?

Os principais obstáculos estão associados a fatores culturais da sociedade, tanto na cidade como no campo. É preciso avançar na difusão de valores culturais que fortaleçam a figura da mulher como protagonista nos diversos espaços da sociedade, particularmente na formação profissional e nas atividades econômicas, inclusive na gestão de empreendimentos. Isso envolve um amplo leque de campos de ação para a sociedade civil e o governo. No meio rural, é de grande importância o papel da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).

3. Quais as consequências da desigualdade de gênero no acesso ao crédito? Como isso impacta socialmente e economicamente?

As agricultoras familiares que, via de regra, dividem as tarefas relacionadas à produção agropecuária nas propriedades, pouco são consultadas sobre as decisões de investimento e costumam não ter autonomia para tocar projetos próprios. A não valorização do trabalho feminino na composição da renda e reprodução familiar, desse modo, impacta significativamente o acesso ao crédito pelas mulheres rurais. Além da falta de apoio nas famílias, há falta de entendimento por parte dos operadores do crédito e da assistência técnica sobre as especificidades do trabalho feminino, como a sua relação com o espaço doméstico, por exemplo, pois a política, apesar de contemplar o enfoque de gênero, como é o caso da linha Pronaf Mulher, muitas vezes não dá conta, sozinha, de alterar a concepção cultural sobre as estruturas tradicionais de produção.

4. Quais os benefícios do acesso das mulheres ao crédito rural? 

O acesso ao crédito possibilita às mulheres investir em atividades produtivas geradoras de renda o que, além de incrementar a renda e melhorar as condições de vida das famílias através de melhoria na segurança alimentar, por exemplo, lhes garante mais autonomia e empoderamento, alterando a correlação de forças entre homens e mulheres, tanto no seio da família quanto no contexto comunitário. Assim, o crédito rural acessado pelas agricultoras familiares pode ser um instrumento fundamental para democratizar o Estado e a sociedade.

Leia também:

Agricultoras catarinenses são as que menos recebem crédito rural no país

 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCGiro Motorizado: conheça as equipes e os pilotos da temporada 2017 da Fórmula 1 https://t.co/FRc1jXa1kwhá 15 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRodrigo Faraco: o primeiro grande desafio da Seleção sob o comando de Tite https://t.co/s6b8hFRmv9 https://t.co/vFKqjx7uDAhá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros