Leite diminui a queimação? Veja mitos e verdades sobre a azia - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Desconforto07/03/2017 | 13h00Atualizada em 07/03/2017 | 13h00

Leite diminui a queimação? Veja mitos e verdades sobre a azia

De acordo com a OMS, 20 milhões de brasileiros sofrem com o problema

É só comer alguma coisa que já começa uma queimação no peito. Se você se identificou com essa afirmação, talvez faça parte dos 20 milhões de brasileiros que sofrem de azia, conforme estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). E se você não conhece essa sensação, saiba que ela pode aparecer a qualquer momento.

— Normalmente, se pegar a população geral, todo mundo teve azia alguma vez na vida — avalia o chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Moinhos de Vento, Ismael Maguilnik.

Leia mais:
Refluxo: causas, tratamento e consequências
Intoxicação alimentar: causas, tratamento e como evitar

Mas antes de começar a falar do problema, é preciso estar ciente dos tipos de azia. Tem aquele provocado pela alimentação (esse que você ainda pode ter) e aquele relacionado ao refluxo. O primeiro caso aparece depois da ingestão de grande quantidade de comida e até de episódios de estresse ou preocupação. Já quem sofre com refluxo, quando o suco gástrico faz o caminho contrário dos alimentos, pode ter como gatilho o consumo de café, bebidas alcoolicas, alimentos gordurosos (em excesso) e o tabagismo.

— A gordura retarda o esvaziamento do estômago e, para quem tem tendência ao refluxo, pode ser um desencadeante — explica o professor titular da UFRGS Carlos Fernando de Magalhães Francesconi.

Independentemente do que provocou a azia, receitas do tempo da vovó não faltam na hora de apagar a queimação. Com a ajuda dos dois especialistas, listamos cinco mitos e verdades que rondam o problema.  

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCVeja imagens de como será o novo terminal de passageiros do aeroporto de #Florianópolis: https://t.co/yFG8KPrs2X… https://t.co/wIDDVyRz0Ihá 30 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCMudanças: Fields não vai mais ser uma casa só de música sertaneja: https://t.co/3DV9g9ulII #Florianópolis #balada https://t.co/lLLh2kaDmXhá 59 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros