Reino Unido desbaratou 19 ataques terroristas em quatro anos - Geral - Hora de Santa Catarina

Segurança06/03/2017 | 09h57Atualizada em 06/03/2017 | 09h57

Reino Unido desbaratou 19 ataques terroristas em quatro anos

Autoridades britânicas mantêm alerta diante do nível "severo" de ameaça de atentados, considerado como "altamente provável"

Reino Unido desbaratou 19 ataques terroristas em quatro anos Reprodução/Terrorism Police UK
Comandante da polícia antiterrorista, Mark Rowley lança campanha contra extremismo em Manchester Foto: Reprodução / Terrorism Police UK
AFP
AFP

Os serviços de segurança britânicos desbarataram 13 planos para cometer atentados em menos de quatro anos, um terço deles com a ajuda da população. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira, pelo comandante da unidade de polícia antiterrorista Mark Rowley, em entrevista à BBC.

O policial fez um apelo à colaboração dos cidadãos e avaliou que o nível "severo" de ameaça de atentados na escala das autoridades — o segundo maior, que significa que é "altamente provável" — "permanecerá assim durante algum tempo".

Leia mais
Chanceler alemã pede que Turquia mantenha a "cabeça fria"
Malásia faz investigação parcial sobre morte de Kim Jong-un, diz embaixador
"Ameaça" de vitória de Le Pen na França "existe", diz Hollande

Além da ameaça representada pelo grupo Estado Islâmico, disse Rowley, é necessário acrescentar que "a Al-Qaeda ainda é muito importante, e no Reino Unido também temos que nos preocupar com grupos de extrema-direita".

Em outubro, Rowley citou 12 atentados desbaratados, o que significa que mais uma tentativa foi frustrada desde então.

A Sociedade Henry Jackson, instituto liberal britânico de análise e debate, publicou, nesta segunda-feira, um relatório que calcula em 264 as condenações por "terrorismo de inspiração islâmica" desde 1998.

Em 7 de julho de 2005, Londres foi cenário de atentados contra vários trens do metrô e um ônibus, que deixaram 56 mortos, incluindo os quatro terroristas. Foi o pior ataque em território britânico desde a explosão de um avião civil da companhia americana Pan Am quando sobrevoava a localidade escocesa de Lockerbie, no qual morreram 270 pessoas.


 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCTriatleta tem equipamento furtado em Florianópolis dois dias antes do Ironman: "Fiquei só com a roupa do corpo":… https://t.co/7lxSMIIptChá 8 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCTriunfo em Chapecó inspira Avaí na busca pela primeira vitória no Brasileirão: https://t.co/xGkkNVeDuy https://t.co/lsmQQNSk8ehá 9 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros