Temer sanciona lei que torna Blumenau a Capital Nacional da Cerveja - Geral - Hora de Santa Catarina

Agora é oficial09/03/2017 | 11h10Atualizada em 09/03/2017 | 21h03

Temer sanciona lei que torna Blumenau a Capital Nacional da Cerveja

Assinatura do presidente ocorre em cerimônia no Palácio do Planalto às 11h

Temer sanciona lei que torna Blumenau a Capital Nacional da Cerveja Marcos Corrêa/Divulgação
Solenidade no Palácio do Planalto reuniu diversas autoridades Foto: Marcos Corrêa / Divulgação
O presidente Michel Temer (PMDB) assinou nesta quinta-feira em Brasília a lei que oficializa Blumenau como a Capital Nacional da Cerveja. A sanção ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de representantes do município como o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), o deputado catarinense autor do Projeto de Lei, Décio Lima (PT),  e o senador Dalírio Beber (PSDB), relator do projeto ao Senado, entre outras autoridades.

Leia mais
::: Os possíveis reflexos do título de capital nacional da cerveja para Blumenau
::: Blumenau terá feira mundial de cerveja

O título não traz benefícios fiscais ou facilita a captação de recursos para eventos, por exemplo, mas consolida Blumenau em um cenário econômico e turístico voltado à bebida. Hoje, a cidade abriga 120 produtores artesanais caseiros de cerveja, é palco para o Festival Brasileiro da Cerveja — o maior da América Latina —, sedia o Concurso Brasileiro da Cerveja — o segundo maior do mundo em número de amostras —, possui a rota turística Vale da Cerveja, a Escola Superior de Cerveja e Malte — única da América do Sul — e recebe turistas do mundo todo para a maior festa alemã da América do Sul: a Oktoberfest.

— O principal sentido da sanção desta lei é a Oktoberfest, que tem importância para a economia e para o turismo — disse Temer durante a cerimônia.

(Foto: Reprodução)

O presidente destacou ainda o poder de "congregação" da cerveja e ressaltou que Blumenau é um "exemplo de pacificação".

— Os blumenauenses ganham em geração de emprego e de renda com essa arte cervejeira extraordinária — ressaltou Temer, depois de dizer, aos risos, que pretende visitar a Oktoberfest e "tomar umas três canecas de cerveja".

Para o prefeito Napoleão este título vem coroar um conjunto de ações alinhadas ao Plano Municipal de Turismo, que pretende desenvolver econômica e estrategicamente o turismo em Blumenau e região:

— Vamos trabalhar para que este reconhecimento também contribua para o fomento econômico e do empreendedorismo em torno do mercado cervejeiro.

Veja como foi a cerimônia:



Governo do Estado comemorou a sanção nas redes sociais:

JORNAL DE SANTA CATARINA

Saiba mais

     
     

    Siga Hora no Twitter

    • horasc

      horasc

      Hora de SCTrês suspeitos de assalto no Paraguai são mortos em confronto com a polícia https://t.co/ilgokURr9dhá 4 horas Retweet
    • horasc

      horasc

      Hora de SCComissão especial para identificar e cobrar grandes devedores é criada em Florianópolis https://t.co/Cwl5iyZRg4há 4 horas Retweet

    Mais sobre

    Hora de Santa Catarina
    Busca
    clicRBS
    Nova busca - outros